TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema familiar

Seminário: Sistema familiar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Seminário  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 3

oderiamos começar o trabalho abordando sobre a familia e ai falamos sobre o titulo “A familia como caminho”, melhor dizendo, o que percebemos no decorrer do livro sobre a familia ser o caminho para o sujeito. E ai damos inicio aos conceitos que a professora indicou e articulamos com o livro, como ela pediu.

http://www.arsalgarve.min-saude.pt/saudeeviolencia/exemplo/images/conteudos/2_2_1_pdf1_familia_como_sistema.pdf

A familia como sistema aberto quando encarada como sistema aberto partilha determinadas propriedades sistémicas que se aplicam à interação (Alarcão, 2006; Batista, 2001): totalidade, feedback e equifinalidade. Estas realidades permitem-nos acentuar a ideia de que a família não é um sistema estático, mas sim como um sistema dinâmico em permanente mudança e transformação (Dias, 2011, p. 149).

Estas realidades permitem-nos acentuar a ideia de que a família não é um sistema estático, mas sim como um sistema dinâmico em permanente mudança e transformação

O sistema familiar é um todo, uma globalidade, em que o todo é mais do que a soma das suas partes (Amaro, 2006: 33). A família é um sistema, à semelhança de um organismo vivo e por isso deve ser analisada como um todo onde cada membro é o que é por si mesmo e pelas relações que estabelece com os outros. Os membros procuram definir para si e para os outros membros da família significados, o poder, a formação e distribuição de afetos

http://z3950.crb.ucp.pt/Biblioteca/GestaoDesenv/GD19/gestaodesenvolvimento19_139.pdf.

GLOBALIDADE/ TOTALIDADE: Existe uma inter-relação e interdependência dos comportamentos de todos os elementos da família. Quando os elementos estão reunidos relacionam-se e comunicam entre si de maneira própria enquanto família, tornando-se diferentes de quando cada um está presente noutros contextos. Tem que se encarar a família como uma unidade que ultrapassa a soma dos seus elementos. A mudança num elemento repercute-se no sistema e o comportamento de cada um é indissociável do comportamento dos restantes. (pp. 149 e 150)

Totalidade: Um sistema não é um simples agregado de elementos mas comporta-se como um todo coerente e indivisível de tal forma que alterações significativas ocorridas num determinado membro não podem deixar de ter influência no comportamentos dos outros membros (Farinha, 1990).

GLOBALlSMO ou totalidade representa a natureza orgânicado sistema por meio da qual o sistema age e reage como um todo, quando alguma de suas partes sofre influência externa (Chiavenato, p. 495).

Obs: Globalidade e totalidade aparentam ser a mesma coisa!

EQÜIFINALlDADE é a característica do sistema aberto pela qual pode chegar ao mesmo objetivo de maneiras

diferentes e partindo de condições iniciais diferentes (Chiavenato, p. 495).

EQUIFINALIDADE: capacidade que o sistema desenvolve em centrar-se em torno de um objetivo ou finalidade comum.

Equifinalidade: Segundo este princípio as modificações que acontecem num determinado sistema numa sucessão temporal são largamente independentes das condições iniciais. Quer dizer, se quisermos explicar um determinado estado final de um sistema aberto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com