TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociograma Completo

Dissertações: Sociograma Completo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  6.550 Palavras (27 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 27

RESUMO

O presente projeto tem como finalidade analisar o relacionamento interpessoal dos alunos do quarto ano A, do ensino fundamental da Escola Municipal de Lunardelli, estado do Paraná, no qual subsidiará na coleta de dados sobre o comportamento sócio – afetivo dos alunos, como características de lideranças ou de dificuldade de interação. Estes dados serão obtidos por meio da Técnica Sociométrica, a qual levara os alunos a basear-se em escolhas e rejeições pessoais, desta forma é possível que o docente possa verificar como anda a socialização de seus educandos e aprimorar seu trabalho em sala de aula para a socialização de todos.

1. INTRODUÇÃO

Em decorrência de mudanças socioeconômicas e culturais que afetaram todos os setores da sociedade, inclusive a educação. As escolas necessitaram de mudanças, redefinindo seu papel e aumentando o numero de pessoas no processo educacional. Desta forma a escola assume a responsabilidade pelo desenvolvimento integral do discente, para que o processo de aprendizagem e socialização aconteça de maneira eficaz.

Com o objetivo de estudar o homem em relação com o meio que está inserido, a teoria de Jacob Moreno (1889-1974) explica como ao longo de nosso desenvolvimento , construímos nossos papeis ,definindo nossa relação com a sociedade.

O teste sociométrico do qual resulta o sociograma, segundo Moreno (1972-p. 83):

“É um instrumento que serve para medir a importância da organização que aparece nos grupos sociais. Consiste expressamente em pedir ao sujeito que escolha, no grupo ao qual pertence ou ao qual poderiam pertencer, os indivíduos aos quais gostaria de ter como companheiros”

A partir então desta técnica, segundo Moreno (1972) é possível detectar a organização de determinado grupo, verificando-se crianças que lideram as escolhas, do grupo daqueles que são isolados.

2. JUSTIFICATIVA

Toda criança deseja ser valorizada pelo grupo em que esta inserida. Na sala de aula o professor não é o único líder. As lideranças entre alunos surgem e desaparecem.

É através da sociometria que se medem as relações sociais de grupo, ou seja, a sociometria discute as interações entre os indivíduos e a relação de cada individuo com o grupo todo, sendo um processo interativo e necessário para o desenvolvimento.

Procura-se alcançar o objetivo através da técnica de dinâmica, atividade esta que serve para promover a interação e socialização dos alunos, seguida da aplicação do teste sociométrico.

A técnica sociométrica contribui também ao aperfeiçoamento do profissional docente, fazendo com que os mesmos compreendam os conteúdos sistematizados para pô-los em pratica no dia –a –dia em sala de aula. Segundo Durkheim (1974, p.5):

“associar a educação ao processo de socialização, concebendo a não somente como a ação repetida e sucessiva das gerações adultas sobre as crianças, mas também como um “esforço” continuo para impor as crianças maneiras de ver, de sentir e de agir as quais elas não chegariam espontaneamente.”

Portanto é de suma importância a aplicação deste projeto, visando às limitações e habilidades de cada aluno, bem como seu desenvolvimento relativo ao processo de socialização.

3. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Compreender como ocorre a socialização entre os alunos em sala de aula, considerando as diferenças existentes no ambiente escolar e buscando a integração dos ilhados ao convívio social.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Verificar as condições dos alunos em sala de aula, através da Técnica Sociometrica;

• Estimular os alunos a cooperação entre si;

• Reconhecer situações de isolamento e suas possíveis causas;

• Relacionar a nossa observação com as teorias pesquisadas, acrescentando essas descobertas ao nosso conhecimento;

• Observar cada educando, considerando seus defeitos e qualidades;

• Proporcionar metodologias diferentes para que haja interação entre os alunos.

3. PROCEDIMENTOS

Este projeto será realizado com os alunos do 4ºano do ensino fundamental, na escola de Lunardelli, no primeiro momento será realizada a dinâmica “teia de aranha” na qual os alunos terão uma melhor interação com o grupo. Em seguida será feita a aplicação da Técnica Sociométrica, através de questionários direcionados aos alunos, para verificar aluno(s) líder(s) e ilhado(s) será feita a tabulação dos dados questionário seguido de um sociograma, para identificar a real situação dos alunos.

Após reconhecimento de aluno(s) líder(s) e ilhado(s) será realizado um novo questionário direcionado aos pais destes alunos, o que conclui a primeira etapa deste projeto.

Para iniciar a segunda etapa deste projeto vão ser aplicados novos questionários aos alunos, uma nova tabulação e também um novo sociograma, para que seja feita uma análise geral para constar se houve ou não modificações das escolhas.

Na culminância deste projeto nosso objetivo geral é proporcionar ao professor um maior conhecimento sócio-afetivo de seus alunos para que se trabalhe de maneira diferenciada com o intuito de uma melhor socialização entre os mesmos.

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

5.1 CONCEITOS SOCIOMÉTRICO

“A sociometria é uma ferramenta analítica para estudo de interações entre grupos”. A palavra sociometria, derivada do latim é resultante junção das palavras “socius” (social) e “metrum” (medida), podemos então a partia da sua definição etimológica, entender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com