TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Dissertações: Sociologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2013  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  3.159 Visualizações

Página 1 de 5

1 – O Renascimento

1) Qual era a forma de identidade social do homem medieval?

R: Suas características mais essenciais é o ser religioso que este homem era. Fruto de um período extremamente religioso,esse modelo humano era influenciado pela mais alta expressão de ciência religiosa: a teologia. E quanto aos incrédulos, esse tipo de homem era quase inexistente, estes seriam os judeus, os infiéis e os pagãos na idade Média.

O homem medieval é criatura de Deus. Sua história tem início e está contido no livro de Gênesis, onde o homem ganha a natureza por herança, como forma de alimentação e sobrevivência. Por isso ele foi vocacionado para ser senhor de uma natureza dessacralizada, da terra e dos animais.

2) O que você aprendeu neste capítulo sobre a mentalidade do homem renascentista?

R: Os intelectuais renascentistas procuravam viver intensamente a vida terrena, com um grande desejo de fama e de glória, interessando-se cada vez mais por si próprios,sendo bem individualistas. Procuravam o modelo de “Homem Ideal”, que passava por uma educação completa de boa formação cívica, intelectual e física. Nessa formação era essencial o estudo do latim e do grego, para se poder ler as obras dos autores clássicos.

3) Como a tutela da Igreja impedia o florescimento do pensamento e da crítica social?

R: Exercendo um papel fundamental para o interesse dos Senhores Feudais.

Criando uma norma de conduta que foi batizada como a "Ética Paternalista Cristã".

Essa norma de convivência social era ditada pelo Clero como sendo a atuação Divina na divisão de classes. Sendo assim, era vontade de Deus que alguns fossem ricos e tomassem as decisões pelo bem geral do povo. Esse povo, como prova de aceitação às leis de Deus, deveriam demonstrar fidelidade para com o seu senhor.

4) Você acha que, hoje, a Igreja Católica impede ou incentiva o desenvolvimento do pensamento da crítica social? Faça uma pesquisa a respeito utilizando notícias sobre as campanhas empreendidas pela Igreja e que estão presentes nos meios de comunicação de massa.

R: Em minha opinião ela impede,porque tem suas próprias crenças e regras a serem seguidos e não da liberdade de pensamentos para que as pessoas possam expressar suas opiniões,já que ela (a igreja)tem um grande poder aquisitivo em seu poder,é ela mesma quem dita as regras a serem seguidas,e aqueles que querem devem se adequar a ela,sem expressar suas opiniões.

5) O que você entende por utopia? Escreva com suas palavras a partir do que foi expresso no texto.

R: Entendo que na história do conhecimento trata-se de um estado de perfeição sempre imaginário.Na medida, entretanto, em que a utopia enfoca um estado de perfeição, ela realiza, por oposição, um exercício de análise, crítica e denúncia da sociedade vigente. O estado de perfeição ensejado na utopia é necessariamente aquele

no qual se tornam evidentes as imperfeições da realidade em que se vive.

Mas, apesar de seu caráter de evasão da realidade, a utopia revela uma apurada crítica à ordem social, podendo inclusive se transformar em autêntica força revolucionária, como indicam os grandes movimentos messiânicos vividos pela humanidade, ou seja, aqueles movimentos que têm por meta a redução da humanidade ou a salvação do mundo.

6) Faça uma pesquisa e discuta os significados que as pessoas dão comumente ao termo utopia.

R: Utopia é a idéia de civilização ideal, fantástica, imaginária, referindo-se a uma cidade ou um mundo porém em outro paralelo. Utopia vem de radicais gregos e significa "lugar que não existe". Utopia foi um termo inventado por Thomas More, um escritor inglês e humanista, que ficou impressionado que Américo Vespúcio contou sobre a ilha de Fernando de Noronha, que foi avistada pelos europeus em 1503. More falou que nessa mesma ilha ele poderia construir uma civilização perfeita.

"UTOPIA"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com