TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Trabalho Escolar: Sociologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  1.480 Palavras (6 Páginas)  •  1.358 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 01

Significado de Sociologia e sua contribuição para Educação

Pertence ao grupo das ciências sociais e humanas. O objeto de estudo da sociologia engloba a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura (as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis), os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais.

A sociologia estuda as relações formais e conceptuais da vida nas sociedades presentes e históricas. Ao tratar dos fatos e das realidades, não estabelece normas dos estados sociais e das propriedades e modos de conduta humanos, pois isto compete à filosofia e ética sociais.

A sociologia abrange várias áreas, existindo sociologia comunitária, sociologia econômica, sociologia financeira, sociologia política, sociologia jurídica, sociologia do trabalho, sociologia familiar, etc.

Através das pesquisas sobre os fenômenos que se repetem nas interações sociais, os sociólogos observam os padrões comuns para formularem teorias sobre os fatos sociais. Os métodos de estudo da sociologia envolvem técnicas qualitativas (descrição detalhada de situações e comportamentos) e quantitativas (análise estatística).

A sociologia surgiu no século XVIII como disciplina de estudo sobre as consequências de dois grandes acontecimentos, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, que causaram profundas transformações econômicas, políticas e culturais na sociedade daquele período.

Sociologia da educação

Considerada um ramo da sociologia, tem por objeto o estudo das relações gerais entre a escola (enquanto agente de socialização) e a sociedade em que ela se insere e ao serviço da qual se encontra. Estuda também a escola enquanto instituição e organização social.

Dizer que a sociologia da educação estuda os fenômenos educacionais parece ser muito redundante. Vejamos: a educação como processo social global que ocorre em toda a sociedade, porque é viver sem se relacionar é impossível; os sistemas escolares, ou seja, o conjunto de uma rede de escolas e sua estrutura de sustentação, como partes do sistema social mais global; a escola como unidade sociológica: a e sala de aula como subgrupo de ensino; e o papel do professor.

A sociologia da educação abrange também o estudo dos processos e das influências sociais envolvidos na atividade educativa, em especial na escola. Incluem-se aqui os processos de interação dos indivíduos e de organização social e as influências exercidas pela sociedade, pela comunidade e pelos grupos sobre a educação.

Os conhecimentos sociológicos permitem uma discussão acurada de como as diferenças étnicas, culturais e regionais não podem ser reduzidas à dimensão socioeconômica de classes sociais, assim como das formas como ambas se retroalimentam.

Enfim, a sociologia permite ao aluno uma visão mais aprofundada sobre os processos sociais, analisa a escola como um grupo socialmente estruturado, explica a influência da escola no comportamento e na personalidade dos alunos, e também estuda os padrões de interação entre a escola e os demais grupos sociais.

A discussão sociológica colabora para a escola e o professor enfrentarem o desafio que lhes está colocado a partir da sua realidade social, garantindo ao aluno a possibilidade de despertar sua consciência e expandir seus conhecimentos, de forma que atue como sujeito sociocultural, voltado para a busca de caminhos de transformação social.

Etapa 02

Transtornos e condutas escolares

Vivenciamos nas escolas, um momento muito crítico a respeito de conduta e comportamento de nossos jovens, da mesma maneira que foi apresentado no vídeo indicado.

Ocorre que não há limites e nem uma forma severa de punição, para coibir esses tipos de transtornos dentro de uma sala de aula. A lei ampara e acolhe todos os tipos de alunos, não importando se há um verdadeiro interesse de aprendizagem. O governo recolhe todos os alunos e os despejam em salas de aulas, sem dar a mínima condição para os professores realizarem seus trabalhos. Para o governo o importante é vincular na mídia que todos os cidadãos têm acesso a escola e omitir e passar falsas informações a respeito da alfabetização. Iludem o povo com a promessa de escolarização para todos, mas será que nossos jovens estão sendo devidamente escolarizados? Estão tendo acesso a um conteúdo aceitável?

Sabemos que para um aluno desenvolver bem é necessário respeitar algumas normas: comportamento, regras e conduta. Mas o que fazer com quem burla essas normas? Há uma punição? Não!

Não existe nem reprovas. O Estado exige que todos os alunos passem de nível, sem saber ao menos se alcançaram as metas. E para piorar a situação as classes de aulas estão cheias de alunos, o que seria bom, se por interesse de aprender, mas não. Estão interessados no incentivo que o governo dá para os pais (Bolsa Família, Bolsa salário...) e o ensino ficando para o segundo plano.

Só conseguiremos bons resultados se conseguirmos mudar as diretrizes de ensino e envolver a família na escolar, ai sim conseguiremos uma transformação social, com alunos envolvidos no processo de aprendizagem, esclarecidos, emancipados com uma boa reflexão crítica.

Levar uma criança na escola é fácil o complicado é fazê-la participar ativamente e desenvolver sua capacidade cognitiva.

Passo 04

Contribuição da Sociologia para Educação

A Sociologia como ciência desenvolveu métodos para o auxílio da educação. São métodos de investigações que busca identificar, descrever, interpretar, relacionar, e explicar regularidades da vida social.

No processo educacional, devemos observar o conhecimento prévio do aluno. O que ele conhece de determinado assunto, não devemos partir do zero, avaliar um grau de conhecimento nulo. Embora muitas vezes pudesse nos deparar com algumas polêmicas ou impressões erradas à respeito de determinado assunto.

Observamos no quadrinho acima a visão deturpada da criança há respeito da pobreza. No ponto de vista dela os pobres são pobres pois têm mal gosto, sem mencionar que essa criança é altamente materialista, julga as pessoas pelo que possui. Cabe ao professor ou educador, explicar a verdadeira realidade social que se encontra essas pessoas menos favorecidas.

Um grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com