TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Trabalho Escolar: Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  1.057 Visualizações

Página 1 de 2

Capítulo 4 – A emergência do pensamento social em bases cientificas.

1)Qual a influencia das ideias e da teoria de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista?

As ideias de Darwin, além de justificar o colonialismo da Europa no resto do mundo, refletia o grande otimismo com que o progresso material da industrialização era percebido pelo europeu. Apesar desse otimismo em relação ao caráter apto e evoluído da sociedade europeia, o desenvolvimento industrial gerava novos conflitos sociais. Os camponeses operários e os pobres exigiam mudanças politicas e econômicas. Os primeiros pensadores sociais positivistas responderam a seus questionamentos e reivindicações com as noções de ordem e progresso.

2)Como a ideia evolucionista da biologia transposta para as ciências sociais condicionou a visão dos europeus sobre as sociedades não europeias com as quais entraram em contato a partir do expansionismo imperialista?

A partir dessa ideia desenvolveram-se teorias que admitiam a igualdade de todos os seres humanos em relação as suas características distintivas.

3)Quais os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como ele os relacionava?

Os dois movimentos Comte chamou um de Dinâmico, que representava a passagem para as formas mais complexas de existência, como a industrialização; e o outro chamou de Estático que seria o responsável pela preservação dos elementos permanentes de toda organização social. Comte avaliava esses dois movimentos vitais privilegiando o estático em detrimento do dinâmico ou a conservação em detrimento da mudança. Significa que o progresso deveria aperfeiçoar os elementos da ordem e não ameaça-los.

4)O texto a seguir é de autoria do filosofo Le Bom e foi retirado de sua obra A multidão, escrita em 1895. Leia e reposda a questão a seguir.

Pelo mero fato de formar parte de uma multidão organizada, um homem desce vários degraus na escala da civilização. Isolado, ele poderá ser um individuo cultivado: na multidão, é um bárbaro – ou seja, uma criatura que age por instinto.

Que características do pensamento positivista-evolucionista podem ser encontradas no texto?

As características que podem ser encontradas seria o fato de que o positivismo reconhecia que os princípios reguladores do mundo físico e do mundo social diferiam quanto a sua essência: os primeiros diziam respeito aos acontecimentos exteriores aos homens; os outros, a questão humana. Isso me fez pensar sobre a postura diferente do homem em uma multidão.

5)Com base nas características do pensamento positivista, analise este texto de Comte:

Nossa exploração histórica devera ficar quase unicamente reduzida à seleção ou a vanguarda da humanidade, compreendendo a maior parte da raça branca ou as nações europeias e ate limitando-nos, para maior precisão, sobre todos os tempos modernos, aos povos da Europa Central.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com