TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Dissertações: Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  2.574 Palavras (11 Páginas)  •  742 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário

1 Introdução 5

2 Contribuições da Filosofia para a Educação 5

3 Contribuição de alguns filósofos para a educação 7

3.1 Os sofistas 7

3.2 Sócrates 8

3.3 Platão 8

4 Lei, Ética e Moral. 9

4.1 Ética na atualidade 10

4.2 Ética na educação 10

4.2.1Exemplos de atitudes éticas dos professores: 10

4.2.2 Os alunos: 11

5 A educação hoje 12

Referências biliográficas 13

1 Introdução

2 Contribuições da Filosofia para a Educação

A essência da Filosofia é a procura do saber e não sua posse. Se é procura e não posse, podemos dizer que o trabalho filosófico é um trabalho de reflexão. A palavra reflexão vem do verbo latino reflectere, que significa voltar atrás. Filosofar, portanto, significa retomar, reconsiderar os dados disponíveis, revisar, examinar detidamente, prestar atenção e analisar com cuidado.

Com efeito, entendemos que a filosofia é o meio pelo qual o homem se torna crítico, pois, é a partir do momento em que passa a pensar, refletir, analisar os conceitos da sociedade, que se vê como um membro com possibilidade de viver e de alterar o funcionamento desta. E, é somente assim que conseguimos expor ideias novas e interagir sobre o meio em que vivemos. Por conseguinte, não aceitamos exclusiva e unicamente o que nos é posto como certo a ser seguido. Sendo assim, quando começamos então, a filosofar, começamos também a ponderar a cotidianidade dos seres humanos. Para reforçar o exposto acima, informa LUCKESI (1990, p.22): “Filosofia é um corpo de conhecimento, constituído a partir de um esforço que o ser humano vem fazendo de compreender o seu mundo e dar-lhe um sentido, um significado compreensivo. Corpo de conhecimentos, em Filosofia, significa um conjunto coerente e organizado de entendimentos sobre a realidade. [...] Desse modo, a filosofia é corpo de entendimentos que compreende e direciona a existência humana em suas mais variadas dimensões.”

A relação da filosofia com a educação existe desde o mundo grego. Os filósofos gregos, em busca da virtude humana, foram os que deram início às discussões sobre a filosofia da educação e seu sentido no mundo. Pode-se dizer que a filosofia da educação surgiu do forte vínculo entre a filosofia e a pedagogia estabelecido no decorrer dos anos, pois a filosofia, preocupada com as formas do conhecimento perfeito, orientou o homem segundo a razão, inferindo um pensamento pedagógico que busca a perfeição. Presente na dicotomia e na relação que parece animá-la, a filosofia da educação da segunda metade do séc. XX tematiza o contraste entre cultura científica e cultura humanística. A diversificação, bastante clara nos últimos anos, permeia de um lado a filosofia de cunho descritivo e, de outro, a filosofia de tipo histórico e ontológico.

A filosofia da educação, no seu acontecer histórico, esclareceu muitas dúvidas, contribuindo para transformações qualitativas na sociedade. Torna-se importante retomar e discutir o sentido do filosofar nos cursos de formação de professores, para que os futuros profissionais da educação possam atribuir novos significados às práticas docentes. Na medida em que há uma racionalidade que não pode mais simplesmente explicitar o modelo de ensino idealizado ou lógico de filosofia, introduz-se a possibilidade de reconduzir as propostas pedagógicas a partir do reconhecimento intersubjetivo e hermenêutico de conjugação entre a filosofia e a prática educativa.

Acredita-se que a Filosofia leva ao trabalho de pensar, refletir, raciocinar e, assim, despertar o senso crítico e, consequentemente, auxiliar a construir uma nova visão de sociedade, onde, pressupõe-se que a educação é a principal responsável pelas transformações da mesma. Historicamente, pode-se ver que a educação vem sofrendo modificações, as quais, por sua vez, visam torná-la mais adequada à realidade. Entretanto, a Filosofia afirma que é a partir do convívio e da ação do homem com e sobre a realidade, que ele se forma e se estrutura. Assim sendo, constata-se que o senso comum a respeito da educação é o de uma formação fragmentária, incoerente, desarticulada, enfim, totalmente desprovida de certeza.

A filosofia da educação é um saber indispensável para qualquer licenciatura, pois, conduz o futuro educador à reflexões sobre o seu fazer e viver educativo.

A Filosofia se torna um instrumento importante, principalmente no atual contexto de crise na educação. Hoje cabe questionar, inclusive, o lugar do professor na esfera política e cultural. Porém, apesar de não gozar de um status social relevante nos dias atuais, o professor ainda ocupa a função política de intermediador cultural para o povo.

O conhecimento das doutrinas filosóficas dos diversos autores da História da Filosofia contribuem para que o educador forme seu referencial teórico sobre o qual elaborará suas próprias reflexões. Muitas foram as contribuições da Filosofia e dos vários filósofos para o pensamento educacional. Não faltam reflexões filosóficas que tenham a educação como seu ponto central. Os condicionantes temporais e locais das filosofias não impedem uma transposição dessas formulações para o contexto brasileiro contemporâneo. As reflexões filosóficas sobre a educação estão inseridas no bojo das preocupações epistemológicas do autor e não enfocadas tão somente na formação do indivíduo. Não é possível fazer uma reflexão filosófica de qualidade e repercussão ignorando a tradição do pensamento filosófico. Em suma, a maior contribuição da disciplina Filosofia da Educação para a formação do educador é ajudar o professor a identificar e interrogar os valores que estão subjacentes à ação e às concepções do humano.

3 Contribuição de alguns filósofos para a educação

3.1 Os sofistas

As lições dos sofistas tinham como objetivo o desenvolvimento do poder de argumentação, a habilidade teórica bem como o conhecimento de doutrinas divergentes. Transmitem todo um jogo de palavras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com