TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Trabalho Escolar: Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  1.608 Visualizações

Página 1 de 5

A sociologia assim como as demais ciências humanas, tem como objetivo compreender e explicar as permanências e as transformações que ocorrem nas sociedades humanas e ate indicar algumas pistas sobre os rumos das mudanças. Através dos tempos, os seres humanos buscam suprir suas necessidades básicas mediante a produção não só de alimentos, abrigo e vestuário, mas também de normas, valores, costumes, relações de poder, arte e explicação sobre a vida humana.

O termo Sociologia foi criado por Augusto Comte (1798-1857), sendo considerado o pai da Sociologia – provavelmente o primeiro pensador moderno. Comte defendia a idéia de que para uma sociedade funcionar corretamente, precisa estar organizado e só assim alcançará o progresso. Seu esquema sociológico era tipicamente positivista, corrente com grande expressão no século XIX.

A sociologia nos ajuda a entender melhor essas e outras questões que envolvem nosso cotidiano, sejam elas de caráter pessoal, grupal, ou ainda, relativa à sociedade. Mas o fundamental da sociedade é fornecer-nos conceito e outras ferramentas para analisar as questões sociais e individuais de um modo mais sistemático e consistente, indos alem do senso comum. Uma das preocupações da sociologia é formar indivíduos autônomos, que se transformem em pensadores independentes, capazes de analisar o noticiário, as novelas da televisão, os programas do dia a dia e as entrevistas das autoridades, percebendo o que se oculta nos discursos e formando o próprio pensamento e julgamento sobre os fatos, ou, ainda mais importante, que tenham a capacidade de fazer as próprias perguntas para alcançar um conhecimento mais preciso da sociedade a qual pertence.

A sociologia é uma das formas de conhecimento, resultando das condições sociais, econômicas e políticas do tempo em que se desenvolveu. Ela nasceu em resposta à necessidade de explicar e entender as transformações que começaram a ocorrer no mundo ocidental entre o final do século 18 e o inicio do século 19, decorrentes da emergência e do desenvolvimento da sociedade capitalista.

São três os principais pensadores clássicos da Sociologia:Marx, Durkheim e Weber.

Para o Alemão Karl Max, os indivíduos devem ser analisados de acordo com o contexto de suas condições e situações sociais, já que produzem sua existência em grupo. O homem, segundo ele, diferenciava-se dos outros animais não apenas pelas características biológicas, mas também por aquilo que realizava no espaço e na época em que vivia. Caçando, defende-se e criando instrumentos, os indivíduos construíram sua história e sua existência no grupo social.

Ainda segundo Max, a idéia de individuo isolado só apareceu efetivamente na sociedade de livre concorrência, ou seja, no momento em que as condições históricas criaram os princípios da sociedade capitalista.

O foco da teoria de Max esta, assim, nas classes sociais, embora a questão do individuo esteja presente. Isso fica claro quando Max afirma que os seres humanos constroem sua histórica, mas não da maneira que querem, pois existem situações anteriores que condicionam o modo como ocorrem a construção. Para ele existem condicionantes estruturais que levam o individuo, os grupos e as classes para determinados caminhos; mas todo tem capacidade de reagir a esses condicionamentos e até mesmo de transformá-los.

Max se interessou por estudar as condições de existência de homens reais na sociedade. O ponto central da sua analise esta nas relações estabelecidas em determinada classe e entre as diversas classes que compõem a sociedade. Para ele, só é possível entender as relações dos indivíduos com base nos antagonismo, nas contradições e na complementaridade entre as classes sociais. Assim, de acordo com Max, a chave para compreender a vida social contemporânea esta na luta de classes que se desenvolve a medida que os homens e mulheres procuram satisfazer suas necessidades,oriundas do estômago ou da fantasia .

Marx foi um defensor do comunismo, pois essa seria a fase final da sociedade humana, alcançada somente a partir de uma revolução proletária, acreditando assim na idéia utópica de uma sociedade igualitária ou socialista.

Para Émile Durkheim, a sociedade sempre prevalece sobre o individuo, dispondo de certas regras, normas, costumes e leis que asseguram sua perpetuação. Essas regras e leis independem do individuo e pairam acima de todos, formando uma consciência coletiva que dá o sentido de integração entre os membros da sociedade. Elas se solidificam em instituições, que são a base da sociedade e que correspondem, nas palavras de Durkheim, a toda crença e todo comportamento instituído pela coletividade.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com