TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Dissertações: Sociologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  1.512 Visualizações

Página 1 de 5

(ENADE 2009). Leia o planisfério em que é mostrada uma imagem noturna da superfície terrestre, obtida a partir da imagem de satélite:

Resposta correta: abrigam os espaços de economia mais dinâmica do mundo contemporâneo, onde se localizam os principais centros de decisão que comandam a atual ordem mundial.

Comentário sobre a resposta correta: A resposta está correta, já que as regiões continentais em que se verifica luminosidade noturna mais intensa correspondem à Europa, Japão e aos Estados Unidos, que figuram entre as maiores economias mundiais, o que contribui para as maiores taxas de consumo per capita de recursos naturais, e exercem forte influência na atual ordem econômica mundial.

(ENADE 2005) A urbanização brasileira vem-se caracterizando, nas últimas décadas, por intenso processo de metropolização, ou seja, concentração de população em grandes cidades conurbadas. O conjunto metropolitano reúne atualmente 413 municípios, onde vivem pouco mais de 68 milhões de habitantes, distribuídos em aproximadamente 167 quilômetros quadrados, conformando uma realidade muito diversificada em relação à efetiva conturbação do território.

Resposta correta: Apenas os itens I e III estão certos.

Comentário sobre a resposta correta: A resposta está correta: a violência é um dos principais problemas das metrópoles brasileiras, e um dos fatores que contribuiu para a aglomeração de pessoas nos grandes centros urbanos foi o êxodo rural e a busca por melhores condições de vida nessas regiões, o que torna verdadeira as afirmativas I e III. Já a afirmação II é falsa, pois a metropolização não resulta me um efetivo processo civilizador, muito pelo contrário, muitas vezes este fenômeno traz mais prejuízos e impactos à sua população residente do que vantagens.

(ENADE 2009 – Adaptado) Leia o trecho:

“O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, com uma das principais novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada a sua forma de articulação/atuação em redes com extensão global. Ele tem elaborado umanova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana, animal e vegetal)”. GOHN, 2003.

É CORRETO afirmar que o movimento antiglobalização referido neste trecho:

Resposta correta

A educação ambiental abrange propostas que propiciam condições para uma maior integração dos indivíduos com o meio ambiente e a adoção de uma visão global e crítica acerca das questões ambientais, centradas em:

Resposta correta

FATEC - Adaptado) Considere o que se afirma sobre problemas no meio ambiente:

I. Um dos maiores poluentes dos oceanos é o petróleo. Com o intenso tráfego de navios petroleiros, esse tipo de poluição alcança níveis elevadíssimos.

II. Calcula-se que a poluição do ar tenha provocado uma diminuição do teor de gás carbônico na atmosfera, participando da diminuição do aquecimento global.

III. A maior parte dos resíduos pode ser recuperada ou reciclada. A maior parte da produção brasileira é composta por produtos reciclados.

Está correto apenas o que se afirma em:

Resposta correta: I.

Comentário sobre a resposta correta: A resposta está correta, já que apenas a afirmação I é válida, visto que o intenso tráfego de navios petroleiros causa níveis elevadíssimos de poluição dos oceanos por petróleo, devido a ocorrência de vazamentos. As afirmações II e III são falsas, pois a poluição do ar provoca um aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera, e não sua diminuição, contribuindo para a elevação do aquecimento global, e, embora grande parte dos resíduos possa ser recuperado ou reciclado, a maior parte da produção brasileira não é composta por produtos reciclados.

(IBMEC - Adaptado) Em uma demonstração bastante evidente de que os problemas ambientais despertam enorme preocupação em todo o mundo, vários foram os encontros realizados para tratar do tema, tais como a ECO-92 e a Rio+20, no Rio de Janeiro e a Rio+10, em Johanesburgo (África do Sul). Analise as seguintes afirmativas sobre as questões ambientais:

I. A chamada “crise ambiental” atinge exclusivamente os países desenvolvidos, pois é uma consequência direta da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com