TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Do Trabalho

Trabalho Escolar: Sociologia Do Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

CARNE E OSSO

O documentário mostra a realidade de famílias e trabalhadores menos favorecidos que trabalham em frigoríficos. Os mesmos são sujeitos a uma jornada de trabalho muito desgastante e considerada desumana dentro da sociedade. Com o decorrer do vídeo fica clara a posição dos autores em relação ao assunto tratado, sendo que nenhuma vez foi mostrado para o ouvinte o lado dos patrões, ou alguma tentativa de defesa dos mesmos.

A ganância dos empregadores, faz a vida dos trabalhadores muito cansativa e precária. Eles nunca estão satisfeitos com a produção, querendo aumenta-la visando sempre o lucro, tornando a jornada de trabalho dos empregados cada vez mais exaustiva. “Eles querem aumentar ainda mais a produção sem aumentar o número de funcionários e sem pagar hora extra”, relata um funcionário.

A falta de opção de emprego facilita a manipulação dos empregados, forçando-os a permanecer em seus trabalhos insalubres. Isso ocorre porque muitas vezes o único sustento de uma família provém dessa única pessoa. O rigoroso controle que a empresa adota, restringe a interação entre os funcionários mediante que nenhuma simples brincadeira ou conversa é admitida. Em uma sociedade que aumentando os riscos de doenças psicológicas como a depressão, e ou traumas.

Um trabalhador comum faz cerca de 130 movimentos a cada minuto, sendo que o recomentado é 35, acarretando assim uma série de doenças e problemas para a saúde do mesmo, como: dores musculares, problemas mentais e na coluna, tendinite. A negligência dos médicos e dos profissionais da área, contribui ainda mais para o agravamento dessas doenças. Tornando, às vezes, esses problemas irreversíveis e causando traumas para os funcionários. Não é difícil achar alguém que tenha presenciado ou até sofrido um acidente de trabalho; cortes com faca ou acidentes maquinários são muito comuns nesse cenário.

Como relatado no documentário, essas empresas conseguem burlar a inspeção do ministério do trabalho manipulando a produção. Com a visita destes, os supervisores diminuem a quantidade de produção e acrescentam funcionários em um mesmo setor. Esse processo, torna algo que era desumano em um trabalho aceitável para os padrões estabelecidos pelo ministério. Pelo fato das visitas do ministério não serem agendadas, e as empresas terem uma grande extensão, os processos de fabricação se tornam muito mais fáceis de serem manipulados. Quando os inspetores chegam na fábrica, eles são submetidos a colocar uma roupa especial para poder inspecionar o trabalho dos empregados. Esses levam cerca de 30 minutos para chegar até as linhas de produção, e nesse tempo, os supervisores conseguem mudar o ritmo da produtividade, tornando aceitável o novo ritmo de trabalho.

A grande relação social existente nesse documentário mostra uma dura realidade da sociedade brasileira que tem uma grande dificuldade de vida, são sujeitados a duras jornadas de trabalho pelos seus patrões. Grande parte da culpa, vem do mecanismo fordista que as empresas utilizam na produção, o qual acarretou a robotização do ser humano. E mesmo com todos esses pontos negativos, esse processo já vem sendo criticado a muito tempo; um forte exemplo disso, é o filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com