TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia: Origens e Evolução

Relatório de pesquisa: Sociologia: Origens e Evolução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 4

Unidade 1

Sociologia: origem e evolução

Questões obrigatórias para o dossiê

Sintetize as principais características das ciências naturais e das ciências humanas, de acordo com o texto estudado.

As principais características a investigação metodológica e crítica, na busca da comprovação dos fenômenos próprios da natureza ou das sociedades de que algumas formas integram e inferem nessa natureza, diferentemente do senso comum, que é o conhecimento acumulado pelo homem, por meio da experiência adquirida com o passar do dos tempos. O saber cientifica somente é possível quando se rompe como e souber característica do senso comum, na busca do verdadeiro comprovador, pois a ciência se opõe a opinião de linguagem própria de expressão do senso comum.

A ciência humana, devido as suas bases, assim como condições humanas, em si tem um caráter múltiplo: o mesmo tempo em que engloba característica teórica em ramos tais como linguística, gramatica e filosofia, engloba características praticas através do jornalismo, comunicação social e direito e também engloba características objetivas, quando entra no ramo da arte.

A sociologia surgiu em um contexto de profundas transformações socioeconômicas e politicas da sociedade moderna, provocadas principalmente pela ocorrência das chamadas revolução burguesa. Fale sobre essas duas revoluções.

Neste período, o capital estava nas mãos da classe humana, burguesa, donos de fabricas que pagavam salários aos seus empregados. Para aumentar a produção e lucrar mais, desenvolviam técnicas e exigiam cada vez mais trabalhadores. A burguesia composta por uma minoria de pessoas começou a organizar a politica em seu favor, dando a origem ao estado moderno. Os anos passaram a financiar as indústrias que foram sendo ampliadas e modernizando. Do outro lado, os assalariados, a maioria da população passou a desenvolver ações para adquirir direitos trabalhistas direitos civis, nas tentativas de ser reconhecidos como cidadão.

Explique com suas palavras a Lei dos Três Estados, desenvolvida por Auguste Comte.

Para ele, a sociedade deveria ser estudada e compreendida, para depois ser organizada e formulada. Seu pensamento provocou polemicas e suas influencias foi imensas como filosofo e reformados social.

Por que Auguste Comte é considerado o pai do positivismo?

Também pode ser entendida como um pensador evolucionista e eurocêntrico, pelo exame da sua teoria evolucionista chamada a leis dos 3 Estados e de defesa de ideia superioridade dos povos, civilizados ou sociedade industriais desenvolvidas. Para o pensador, o espirito humano passa sucessivamente por 3 Estados, que caracterizam período da historia humana:

O estado teológico

O estado metafísico

O estado racional ou positivo

Defina o que são fatos sociais, na concepção de Emile Durkheim e por que este autor entende que a sociedade precede o individuo.

Os fatos sociais tem as características próprias, que os distinguem das que são Estudados pela outras ciências, são exteriores e coercitivos aos homens.

Portanto, ara Durkheim, a sociologia é o estudo dos fatos sociais, serão os verdadeiros objetos da sociologia e comporiam a consciência coletiva (por meio da socialização) para o referido autor, a sociedade era algo que estava fora e dentro do homem ao mesmo tempo, graças ao que se adotava de auto valores e principais morais.

Numa sociedade, cada individuo deveria exercer função especifica, seguindo direitos e deveres

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com