TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Spitz, Klein e Winnicott

Por:   •  1/7/2016  •  Dissertação  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ

Faculdade de Ciências Biológicas e de Saúde

Curso de Psicologia

ESTUDO DIRIGIDO

CURITIBA

2016

 LORENA SANTOS PINTO

ESTUDO DIRIGIDO

Trabalho apresentado ao Curso de Psicologia, da Universidade Tuiuti do Paraná, com requisito avaliativo do 2º bimestre da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento do Adolescente, ministrada pela professora Iara Elizabeth Redwitz de Souza.

CURITIBA

2016

        Introdução

Neste trabalho foi abordado o quarto estágio da Teoria Psicossocial do Desenvolvimento de Erik Erikson em conjunto com o filme “O Senhor das Moscas” (titulo original “Lord of the flies”) de 1990 do diretor Harry Hook, que dirigiu a adaptação da obra literária de William Golding. Em muitas cenas do filme a teoria de Erikson pode ser claramente observada e para melhor compreensão foi utilizado três dos protagonistas da trama para associar a teoria.

O quarto estágio da Teoria Psicossocial do Desenvolvimento de Erikson; produtividade versus inferioridade, no qual a idade varia dos seis anos a puberdade, onde nesta etapa a criança esta sendo alfabetizada, frequenta a escola na qual propicia o convivo com as pessoas, sendo que este não é um convívio familiar, a criança também é inserida a maior socialização, ao trabalho em conjunto, a aprendizagem escolar, a testar limites, a definir objetivos e por fim é neste período que ocorre a iniciação no campo da responsabilidade. É associada com a latência de Freud, a criança percebe-se como pessoa trabalhadora, capaz de produzir, sente-se competente. Ela também pode sentir-se inferior, sem autonomia, ou iniciativa, caso os estágios anteriores não tenham sido trabalhados positivamente.

O filme O senhor das moscas trata da história de um grupo de cadetes militares, que após a queda de um avião em pleno mar, se veem isolados em uma ilha deserta. Ao perceberem que as chances de são mínimas, os jovens se aproximam pelo medo e desespero. Mas à medida que vão tomando conta da paradisíaca ilha, a competição e a disputa pelo poder começam a dividi-los em dois grupos.

Ralph, Jack e Piggy são três dos protagonistas, Jack o mais velho no meio dos outros garotos naufragados e toma atitudes de lidere. Para Erikson a etapa produtividade versus inferioridade inicia quando a criança começa a se preparar para ser um trabalhador. Com o naufrago cada membro do grupo fez uma função no inicio do filme Ralph era o líder, onde fez ordens, como a de montar um acampamento e fazer uma fogueira, primeiramente Jack aceitou as ordens. A diferença entre os dois era os seus objetivos enquanto um sobrevivia para ser salvo da ilha outro somente queria sobreviver. A etapa da pré-adolescência é uma fase de socialização marcada pelo trabalho em equipe onde é visto ocorrer diversas vezes no filme. Pelos objetivos serem diferentes o grande grupo se separou, na equipe de Jack fico os caçadores, ele sendo o líder deste onde ao decorrer do filme perde o controle das atitudes de seu grupo e demonstra só ter responsabilidade com seu única tarefa, que era a caça. Ralph desde o inicio do filme mostrava com suas atitudes responsabilidade com o objetivo único de se manter vivo até que fossem salvos. Piggy também tinha comportamentos responsáveis, porém o grupo o fazia ficar inferior aos outros membros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (295.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com