TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Superando o desconforto emocional

Artigo: Superando o desconforto emocional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Artigo  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

359

A maioria das pessoas busca Psicoterapia quando sente que seus recursos não estão sendo suficientes. Geralmente, isso ocorre em períodos de crise na vida pessoal, familiar ou profissional.

Alguns tentam diminuir o sofrimento usando medicações, ou até mesmo drogas e outras formas de alívio imediato. No entanto, é necessário recuperar ou desenvolver condições emocionais, psicológicas, sociais, físicas, artísticas, espirituais, para sermos mais felizes.

No geral, quando uma pessoa procura um psicoterapeuta, está vivendo estados como: tristeza durante grande parte do dia, por dias seguidos; excessivamente feliz ou eufórico ou mesmo irritado; mudanças no apetite, no sono, pouca energia, sentimentos de baixa auto-estima; tensão excessiva, com dificuldade em controlar a preocupação com problemas de menor importância. A pessoa não consegue identificar o que desencadeou esses e outros estados de muito sofrimento.

Ao longo da vida da mulher, ocorrem muitas mudanças hormonais que podem provocar variações de humor.

Na transição da menopausa, um aspecto da vida da mulher que merece uma especial atenção é a sexualidade, por ser um período que envolve grandes mudanças em muitos aspectos da vida do casal.

Quando são crianças ou adolescentes, geralmente são trazidos pelos pais, pressionados pela escola ou pelas evidências de que alguma coisa está acontecendo e esgotaram os recursos para lidar com a situação.

Queixas mais frequentes:

Categoria:

Psicoterapia

Acessos:

407

Desconforto emocional

A maioria das pessoas busca psicoterapia para alívio da dor ou do desconforto. Embora sentir dor emocional faça parte da vida, quando o desconforto (tristeza, ansiedade, luto) é grande ou ocorra por um tempo longo, compromete a vida diária e a indicação é de um processo psicoterapêutico.

Problemas de relacionamento

Muitas pessoas apresentam sofrimento emocional em conseqüência de dificuldades no relacionamento com o cônjuge, pais, filhos, colegas de trabalho ou outra pessoa importante, sendo necessário psicoterapia (conjugal ou da relação) para a compreensão do problema e identificação das ferramentas necessárias para mudança.

Preocupações familiares

Família é a principal fonte de amor, alegria, calor e proximidade em nossas vidas, porém traz também problemas e conflitos desafiadores. Em períodos difíceis, pode ser necessária terapia familiar ou orientação de pais para lidar com o desenvolvimento de seus filhos.

Mecanismos de superação

Desconforto emocional e problemas de relacionamento podem estar associados a deficiências nos mecanismos de superação de desafios, tais como timidez excessiva, dificuldade de comunicação, falta de assertividade ou controle precário da raiva. A psicoterapia pode ajudar a adquirir ou fortalecer habilidades necessárias.

Problemas sexuais

Insatisfação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com