TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Questão

Ensaio: Sustentabilidade Questão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Ensaio  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Econômico – Produzir de forma responsável para com o meio ambiente, procurar formas mais em conta de energia principalmente as renováveis, e tecnologia aumentando a economia sem prejudicar o planeta do jeito que ele não possa se recuperar.

Ambiental - Trata-se de produzir recursos para qualidade de vida das pessoas, de modo que não desgastamos o meio ambiente.

Social – Permitir que todos tenham uma vida digna, que os bens sejam partilhados e o limite de desigualdade seja aceitável, definir limites de mínima e máxima utilização dos recursos e bens, sem prejudicar o planeta terra.

Cultural – Fazer mudanças no meio intelectual, mudar a forma de pensamento priorizando a não degradação do meio ambiente, fazendo com que as pessoas usufruam ao invés de consumir.

Politico- Conscientização dessa classe, buscar alternativas de exploração do ambiente mais saudável e visando a preservação do meio ambiente.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

São: Econômica, Ambiental e Social

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

A primeira resposta é a tecnologia que agride diretamente o meio ambiente, explorando indevidamente recursos naturais e causando desiquilíbrio e vários outros fatores prejudicais ao meio ambiente. A segunda resposta é a mudança radical no padrão de produção e consumo vigente, ou seja, a produção excessiva acaba esgotando fontes de recursos do meio ambiente e o consumo indevido e excessivo acata um desperdício gerando uma crise ambiental. A terceira é a possibilidade de não conseguimos evitar uma catástrofe, devido estar em uma constante corrida contra o tempo e se não mudarmos no jeito e revermos os conceitos com certeza iremos sofre no futuro.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

Acredito que em primeira mente é necessário à conscientização geral, tanto do governo, das organizações e da sociedade que irá sofrer as consequências no futuro. Após isso é necessário realizar um levantamento de alternativas para reverter à crise, em seguida realizar um planejamento e prevenir eventuais problemas. Investir mais no meio ambiente, buscar parcerias, realizar ações tudo em prol do meio ambiente, mostrar a todos a importância dele em tudo na nossa vida e evitar desperdícios de nossas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com