TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DO CONHECIMENTO

Casos: TEORIA DO CONHECIMENTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  3.442 Palavras (14 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 14

FAUC – FACULDADE DE CUIABÁ

PSICOLOGIA

TEORIA DO CONHECIMENTO

OLANDO ANTÔNIO DE ALMEIDA

CUIABÁ – MT

2013

FAUC – FACULDADE DE CUIABÁ

PSICOLOGIA

TEORIA DO CONHECIMENTO

OLANDO ANTÔNIO DE ALMEIDA

Trabalho apresentado a disciplina Metodologia Científica do Curso de Psicologia da FAUC – Faculdade de Cuiabá, sob orientação da Profa Márcia

CUIABÁ – MT

2013

A teoria do conhecimento tem como seu objeto de estudo o próprio conhecimento, sendo o conhecimento um processo, estabelecendo relação entre o sujeito e o objeto a ser estudado, ou seja, o sujeito é o ser humano e o objeto pode ser qualquer coisa que o leve a novos conhecimentos, até mesmo influenciado por fatores ambientes e possíveis necessidades.

O conhecimento é dinâmico, está em constante modificação e evolução, pode prover também das informações que recebemos, através de nossas percepções e sentidos, onde se acaba por encará-las como realidade.

Esta teoria, se interessa pela investigação da natureza, fontes e validade do conhecimento. Entre as questões principais que ela tenta responder estão as seguintes. O que é o conhecimento? Como nós o alcançamos? Podemos conseguir meios para defendê-lo contra o desafio cético? Essas questões são, implicitamente, tão velhas quanto a filosofia. Mas, primordialmente na era moderna, a partir do século XVII em diante - como resultado do trabalho de Descartes (1596-1650) e Locke (1632-1704) em associação com a emergência da ciência moderna – é que ela tem ocupado um plano central na filosofia. Basicamente é conceituada como o estudo de assuntos que outras ciências não conseguem responder.

O conhecimento é algo dinâmico, ele está presente desde a concepção e vai sendo lapidado ao decorrer da vida. As pessoas adquirem conhecimento e assim se desenvolvem intelectualmente buscando cada vez mais novos conhecimentos, pois ele evolui constantemente.

As invenções e descobertas só puderam ser produzidas pela civilização humana porque a capacidade de produzir conhecimento é inerente à nossa natureza. A humanidade possui hoje a faculdade plena de evocar qualquer forma de conhecimento. E o homem, buscando sempre algo mais que possa solucionar seus problemas, perseguindo as respostas para as adversidades que enfrentam, desencadeou crescente processo de atividade sobre a natureza, produzindo tecnologia - o resultado do conhecimento aplicado explorando tudo que encontra em seu meio, inclusive seu sistema de relações sociais, políticas e, até mesmo, a sua própria faculdade de conhecer.

O Conhecimento é um processo de constante aprendizagem, antes de se tornar algo sistematizado, ou seja, com embasamentos teóricos e práticos, ele sofre muitas influências, pois o mesmo depende do meio que estamos inseridos,o conhecimento não é uma meta a ser atingida e sim um processo que se constrói e reconstrói diariamente.

Existem dois tipos de sujeitos de conhecimento, um é aquele que conhece e o outro é o objeto a ser conhecido, ambos são ligados pelo conhecimento.

O conhecimento é o resultado de uma relação que se estabelece entre um sujeito que conhece, que podemos chamar de sujeito cognoscente, e um objeto a ser conhecido, o objeto cognoscível. O conhecimento tem diversos objetos para que se retirem as informações e novos conhecimentos que podem ser ou não científicos, devido a infinidade de coisas existentes no mundo e a maioria delas criadas pelos homens que buscam cada vez mais novas formas de saber.

O objeto do conhecimento pode ser qualquer elemento, por exemplo: o próprio homem, idéias, conceitos abstratos, fenômenos da Física, da natureza, políticos, legislativos entre outro. Assim como existe algo que se busca conhecer (objeto) também existe alguém que busca o conhecimento (sujeito), ou seja, o sujeito sempre busca o identificar e conhecer os conceitos do objeto. Esse sujeito pode ser qualquer um de nós. Todos somos capazes de produzir conhecimento, porém não necessariamente sob sua roupagem científica.

Conhecimento é uma ação natural do ser humano que durante sua evolução busca sempre novos meios de conhecer algo, uns possuem mais e outros menos, mas todos o possuem.

A evolução humana ocorre por meio do surgimento de novos conhecimentos para suprir possíveis necessidades, tais conhecimentos podem ser passados de geração em geração, adquiridos pelo meio em que se vive ou através do âmbito escolar, onde o formulamos e reformulamos.

O processo de evolução da humanidade está diretamente vinculado á qualidade do conhecimento adquirido. Mas, para isso, é necessário que o conhecimento “se elabore e reelabore no âmbito educativo”, herdamos inconscientemente e conscientemente uma gama de conhecimentos que tendemos a desenvolver e reproduzir, o modificando de acordo com novas perspectivas e necessidades, provenientes de nosso dia-a-dia.

Conforme há necessidade o conhecimento vai sendo aprimorado, afinal ele é um processo dinâmico e não estático, sofrendo diversas mudanças.

Quando pesquisa-se algo, se busca respostas verdadeiras como meio de adquirir conhecimentos, porém nem tudo que se encontra poderá ser entendido e fixado como verdade sabemos que nem tudo que se imagina ser verdade é de fato, para isso, algum estudioso questionou o porquê de certas afirmações e a partir daí foi em busca de conhecimentos para provar ou encontrar o que de fato seria real. O problema é que hoje sabemos que as verdades sobre os fatos, as idéias, a realidade, enfim, além de não serem absolutas, também podem ser transitórias, e até consensualmente aceitas.

Deve-se refletir e questionar o que nos passam como verdade, não cristalizando pensamentos, pois dessa forma poderá se tornar um indivíduo alienado.

O conhecimento é o objetivo da teoria do conhecimento, para abordá-la são colocadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com