TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS DA PERSONALIDADE

Casos: TEORIAS DA PERSONALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/12/2013  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  2.043 Visualizações

Página 1 de 2

O estudo da personalidade possui grande enfoco, principalmente em algumas áreas de ciência, como por exemplo, na área de ciências humanas e sociais. A definição do que seja personalidade sofre continuamente transformações, e claro que de um lado psicológico, ou biopsicossocial é um tema complexo e grande relevância relacionada. Sobre as definições da personalidade, Carver et Scheier (2000, cit in Hansenne, 2003, s.p) destaca:

I, A personalidade não corresponde a uma justaposição de peças, mas sim representa uma organização;

II. A personalidade não se encontra num local específico. Ela é activa e representa um processo dinâmico no interior do indivíduo;

III. A personalidade corresponde a um conceito psicológico cujas bases são fisiológicas;

IV. A personalidade é uma força interna que determina como o indivíduo se comportará;

V. A personalidade é constituída por padrões de respostas recorrentes e consistentes;

VI. A personalidade não se reflecte apenas numa direcção, mas sim em várias, à semelhança de sentimentos, pensamentos e comportamentos.

A personalidade é um conjunto, um conjunto biopsicossocial. Abrangendo a questão sobre que a pessoa deve ser objeto de respeito de uma forma incondicional, esta não deve ser apenas por aspecto biológico, mas também psicossocialmente, em questão de sua existência como ser participante de todo o seu meio ambiente ao redor. O homem possui personalidade, e esta personalidade garante as suas ações e emoções. Adentro das Teorias da Personalidade, encontram-se a perspectiva psicanalítica, perspectiva neo-analítica, perspectiva humanista, perspectiva da aprendizagem, perspectiva cognitiva, perspectiva das disposições, perspectiva psicobiológica.

Alfred Adler foi fundador do sistema holístico da psicologia individual, o que representa uma abordagem de que o individuo possui uma totalidade integrada dentro de um sistema social, ou seja, unitarismo, e estes conceitos são hoje seguidos e aceitos pela Psicologia e Psicoterapia. Os principais princípios que colaborou com a Psicanálise, e hoje são reconhecidos se refere ao holismo, unidade do estilo de vida do indivíduo, interesse social, e a existência de comportamentos dirigidos para um objetivo. Ou seja, Adler reconhecia que os objetivos e até mesmo a expectativa eram influenciadores de comportamentos, e não as experiências vividas do passado (Freud). Adler também contribuiu para a psicologia sobre a interpretação dos sintomas neuróticos, e a análise de sonhos.

Karen Horney não elaborou novas teorias que pudessem ser grandes influenciadores dentro da psicologia, porém fez o estudo de que a formação da personalidade não provém apenas de características biológicas, ou de homens e mulheres, há influências sociais e culturais que desenvolvem o psicossexual. E até mesmo por considerar que os impulsos biológicos não eram determinantes da formação da personalidade, Horney foi repreendida muitas vezes.

Erich Fromm da mesma forma que Karen Horney também não criou uma nova teoria, apenas destacou-se, permaneceram dentro da província da psicanálise de seu próprio pensamento. Fromm colaborou com a teoria dos cinco caracteres,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com