TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS PSICOLÓGICAS

Relatório de pesquisa: TEORIAS PSICOLÓGICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

TEORIAS PSICOLOGICAS

PRINCIPAIS AUTORES E CONCEITOS

VISÃO PEDAGOGICA SOBRE A APRENDIZAGEM

CONTRIBUIÇÃO PARA PRATICA EDUCACIONAL

Psicanálise Sigmund Freud, conjunto de conhecimento sistematizado, sobre o funcionamento da vida psíquica. Colocando as fantasias, sonhos e esquecimentos a interioridade do homem como problemas científicos. Deciframento do inconsciente e integração de seus conteúdos na consciência, estes determinam em grande parte a conduta do homem em grupos, suas dificuldades para viver, o mal estar, entre outros. A finalidade deste trabalho investigativo é o autoconhecimento que possibilita lidar com situações corriqueiras diárias e criar mecanismos de superação das dificuldades, conflitos e dos submetei-nos em direção a uma produção humana mais autônoma, criativa, gratificante de cada individuo, dos grupos das instituições.

Comportamental

Estímulo-resposta (Dedica se ao estudo das interações entre o individuo e ambiente, ou seja, ações do individuo9 suas respostas) e o ambiente (as estimulações).

Esta abordagem “estimula” e “resposta” se referem aquilo que o organismo faz e as variáveis ambientais que interagem com o sujeito. Conhecida com Behaviorismo seus principais mentores Watson e Skinner. Conhecido com método de ensino programado, controle e a organização das situações de aprendizagem, em como a

elaboração de uma tecnologia de ensino. As técnicas behavioristas têm sido utilizadas em empresas, clinicas psicológicas, trabalhos educativos com crianças excepcionais entre outros. Ensinam as pessoas não somente a se comportar no ambiente escola, porem na vida social em situações diversas.

Interacionista Consiste em uma teoria de etapas, uma teoria que pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis, tendo como pressupostos básicos de sua teoria o interacionismo, a ideias de construtivismo sequencial e os fatores que interferem no desenvolvimento. Seu principal autor Piaget A educação na visão Piagetiana, com base nesses pressupostos, deve possibilitar à criança um desenvolvimento amplo e dinâmico desde o período sensório- motor até o operatório abstrato. Quando se fala em sujeito ativo, não estamos falando de alguém que faz muitas coisas, nem ao menos de alguém que tem uma atividade observável. O sujeito ativo é aquele que compara, exclui, ordena, categoriza, classifica, reformula, comprova, formula hipóteses, etc., em uma ação interiorizada (pensamento) ou em ação efetiva (segundo seu grau de desenvolvimento). Alguém que esteja realizando algo materialmente, porém seguindo um modelo dado por outro, para ser copiado, não é habitualmente um sujeito intelectualmente ativo.

Desenvolvimento cognitivo

Aprendizagem e vista como um processo de relação do sujeito com o mundo externo, com consequências no plano da organização interna do conhecimento (organização cognitiva).

A relação entre ideias e abstraindo experiências, mantidos por processos cerebrais. Autor Ausbel. Abordagem cognitivista diferencia a aprendizagem significativa da mecânica, ou seja, o importante é o entendimento para a vida, não simplesmente o acumulo de teorias,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com