TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS PSICOLÓGICAS

Exames: TEORIAS PSICOLÓGICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Como a Psicanálise entende o papel do inconsciente enquanto estrutura psíquica?

R: Tomando por referencia a estruturação da Psicanálise formulada por Freud e o entendimento desta ciência como um método de investigação e/ou interpretação do inconsciente, posso inferir que o papel do inconsciente enquanto estrutura psíquica do método investigativo é servir de substrato de pesquisa e atuação, uma vez que abrange o teor de informações que se resumem em conteúdos da consciência que não estão submetidos ao controle humano. Freud, baseado na sua experiência clínica, diz que o inconsciente é o conjunto de conteúdos não presentes na consciência, composto por sentimentos encerrado ou reprimidos de origem sexual agressivo, regido por leis próprias porem acredita que é às forças inconscientes que motivam o comportamento humano. Para Freud a mente inconsciente é um outro eu, como se temos no inconsciente uma outra personalidade atuante, juntamente com a nossa consciência, mas com liberdade de associação e ação.

2- Como o Humanismo entende o homem?

R: O Humanismo entende o homem como um ser que se desenvolve e busca manter este desenvolvimento. O desenvolvimento em questão compreende uma gama de fatores como a singularidade e a complexidade humana. O ato de pensar, sentir e decidir, ou seja, ações pessoais e subjetivas com tendências à satisfação que tendem ao desenvolvimento psicológico, ou seja a Psicologia Humanista foca o potencial do ser humano trabalhando no individuo sua capacidade de desenvolver sua responsabilidade pessoal.

3 - Com base na Psicologia Comportamental, diferencie o condicionamento respondente e o condicionamento operante.

R: Com base na Psicologia Comportamental, o condicionamento respondente poderia ser entendido como um processo que estabelece a relação comportamental (organismo e ambiente), sem que ambos apresentem estritas relações ou que acabem influenciando ou sendo influenciados entre si diretamente, principalmente antes de se estabelecer a relação final. Se tomarmos como referencia o organismo implicando no ambiente, teríamos que o mecanismo que estabelecerá esta relação é neutro, inicialmente, mas a partir do momento em que o organismo induz o “neutro” este passa a ter o papel protagonista da relação de tal forma que quando apresentado individualmente transpõe ao ambiente a relação que se quer estabelecer. Já o comportamento operante é aquele que atua direta ou indiretamente pelo mundo e diferentemente do respondente, os mecanismos que estabelecem as relações são determinados pela probabilidade destas ocorrerem e suas consequências.

4. Comente a frase: “O que perturba o ser humano não são os fatos, mas a interpretação que ele faz dos fatos” (Epitectus, século I).

R: Os processos psicológicos são muitos relativos. A reflexão de Epitectus deixa subentendido um processo infinito, o interpretar. E como este processo depende de uma ação cognitiva, pode-se afirmar que também está sujeito às variações e distorções em sua estruturação, induzindo a percepções equivocadas culminando com a tal perturbação. Distorcido, trazendo sofrimento, angustias, frustrações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com