TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERAPIA GENICA

Dissertações: TERAPIA GENICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  1.751 Palavras (8 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 8

TERAPIA GÊNICA

A transferência de material genético como forma de tratamento de doenças humanas vem sendo investigada desde o início da década de 70. A confirmação de que genes inativos ou defeituosos responsáveis por determinada enfermidade poderiam ser substituídos por genes funcionais revolucionou os conceitos terapêuticos disponíveis até então. Uma alteração genética pode originar uma proteína anormal ou resultar na ausência desta proteína. Em qualquer dos eventos, a falta da proteína normal pode ocasionar uma série de manifestações clínicas, desde disfunções leves até doenças fatais, dependendo da função desta proteína na célula. Assim, o princípio básico da terapia gênica consiste em adicionar fatores genéticos que possam suprir deficiências ou até mesmo inibir a expressão de certos genes no tecido ou nas células-alvo.

Diversos métodos têm sido desenvolvidos e aprimorados para o transporte de genes às células somáticas. O processo de transferência gênica é realizado por vetores que funcionam como veículos carreadores de genes para o interior das células. Estes vetores podem ser de natureza biológica, como por exemplo os vírus que naturalmente são capazes de infectar e inserir sua informação genética em diversas células do organismo, ou ainda de natureza química ou física. Cada um dos sistemas de transferência gênica disponíveis apresenta suas vantagens e desvantagens, cabendo ao pesquisador a escolha do procedimento mais adequado a cada caso. A administração dos vetores pode ser realizada basicamente de duas formas. Comumente, as células-alvo são removidas do organismo, expostas ao contato com os vetores ex vivo e finalmente introduzidas no indivíduo após a modificação genética. No segundo método, o veículo é administrado diretamente ao paciente, permitindo, dessa forma, uma interação in vivo entre o fator genético e o tecido ou célula-alvo.

O tratamento de doenças humanas através da transferência de genes foi originalmente direcionado para doenças hereditárias, causadas normalmente por defeitos em um único gene (e.g., fibrose cística, hemofilias, hemoglobinopatias e distrofia muscular). Entretanto, a maioria dos experimentos clínicos de terapia gênica atualmente em curso está direcionada para o tratamento de doenças adquiridas como a AIDS, doenças cardiovasculares, e diversos tipos de câncer (de mama, de próstata, de ovário, de pulmão e leucemias). Em 2002, mais de 600 ensaios clínicos já estavam disponíveis a aproximadamente 3.500 pacientes em todo o mundo. Atualmente, mais da metade dos protocolos clínicos de terapia gênica em curso apontam para o tratamento de algum tipo de câncer como doença-alvo. Em segundo lugar, aparecem as doenças monogênicas correspondendo a 12% dos protocolos clínicos aprovados, seguidos, em grande crescente, pelas doenças cardiovasculares e infecciosas contribuindo com 8 e 6% dos protocolos, respectivamente. Esses três grandes grupos englobam mais de 90% de todos os pacientes que estão sob algum tipo de tratamento através da terapia gênica, concentrados principalmente nos Estados Unidos e nos países da Europa.

Apesar dos diversos protocolos clínicos aprovados para a transferência de genes em humanos, não existe, até o momento, um único procedimento que tenha obtido êxito total no tratamento de uma doença. Muitas barreiras ainda necessitam ser transpostas para que sejam alcançados resultados satisfatórios através da terapia gênica. Os métodos de transferência gênica, ainda que variados, são pouco eficientes e apresentam limitações quanto ao direcionamento celular e dúvidas quanto a segurança. A baixa expressão e a ausência de mecanismos precisos de regulação do gene de interesse na célula-alvo dificultam ainda mais o avanço da terapia gênica como ferramenta terapêutica. Outro ponto importante que requer maior atenção se refere à biologia da célula-alvo. Uma melhor caracterização e o desenvolvimento de técnicas para a identificação e o isolamento dessas células poderá facilitar o direcionamento dos vetores. Além disso, a exemplo do que ocorre com toda nova tecnologia, a terapia gênica também tem levantado diversas discussões nos planos éticos e filosóficos que permanecem em debate, principalmente em relação ao uso de células-tronco de adultos e embrionárias. Dessa forma, muitos esforços ainda são necessários para que este procedimento ofereça melhoras significativas aos pacientes e possa representar uma prática rotineira e bem sucedida no futuro.

POTENCIAL DE TRATAMENTO

Câncer – O objetivo da terapia gênica voltada para o câncer, em geral, é para eliminar o tumor sem causar dano à célula normal, porém as terapias gênicas não são utilizadas no lugar das terapias tradicionais, mas em parceria. Terapia gênica e quimioterapia, por exemplo, podem trabalhar juntas para causar morte da célula tumoral.

AIDS – A técnica usada foi desenvolvida para bloquear a ação do gene CCR5, que está presente no HIV e é essencial para que infecte as células de defesa que lutam contra o vírus.

ASPECTOS ÉTICOS

Estamos diante de uma revolução em que o homem tem a capacidade de transformar-se e controlar a sua própria evolução biológica. O conjunto de atitudes, crenças, moral e comportamentos religiosos que prevalecem atualmente em nossa sociedade são insuficientes para entender e aceitar as consequências decorrentes de avanços biotecnológicos no campo da engenharia genética na medicina, tornando o debate ético profundo sobre o uso dessas tecnologias.

Os progressos no domínio da biomedicina, em particular na terapia genética abriu questões que despertam grande incerteza em vários setores da sociedade, quanto ao âmbito e limites desses avanços científicos. Esta situação é o fato de que em nosso país e em muitos outros também não existem marcos regulatórios para essas atividades, de modo que os cientistas devem regular-se de acordo com as suas próprias crenças e convicções. Uma vez que o processo de pesquisa e acúmulo de conhecimento não deve ser limitada em si mesmo, é o mau uso das diversas tecnologias biomédicas que gera preocupação. Portanto, é essencial que o relatório da sociedade em todos os aspectos da terapia genética, e deste para promover um debate para responder às novas questões que surgem.

CLONAGEM TERAPÊUTICA

A clonagem é o processo natural ou artificial onde são produzidos organismos geneticamente idênticos. Trata-se de um tipo de reprodução assexuada, pois não envolve troca de gametas entre indivíduos. O objetivo da clonagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com