TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIMIDEZ NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE INDIVÍDUOS MASCULINOS ESTUDANTES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DOS GUARARAPES, LOCALIZADO NA CIDADE DE JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE, COM IDADES ENTRE 18 A 30

Por:   •  10/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.214 Palavras (13 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO GUARARAPES

CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA

CARMEM APARECIDA BATISTA DOS SANTOS

FREDERICO FERNANDES VIEIRA MESQUITA

JOSIVAN DE ASSIS FERREIRA

 

TIMIDEZ NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE INDIVÍDUOS MASCULINOS ESTUDANTES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DOS GUARARAPES, LOCALIZADO NA CIDADE DE JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE, COM IDADES ENTRE 18 A 30

                                        JABOATÃO DOS GUARARAPES- PE

2018


CARMEM APARECIDA BATISTA DOS SANTOS

FREDERICO FERNANDES VIEIRA MESQUITA

JOSIVAN DE ASSIS FERREIRA

Projeto de pesquisa. Apresentado ao Curso de Bacharelado em Psicologia, do Centro Universitário Guararapes, como requisito parcial para obtenção nota.

Orientadora: Giedra Holanda Marinho

JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE

2018

SUMÁRIO

1 introdução        3

2 - PROBLEMATIZAÇÃO        6

3 - JUSTIFICATIVA        7

4 - OBJETIVOS        8

4.1 Objetivos Gerais        8

4.2 Objetivos Específicos        8

5 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        9

6 - METODOLOGIA        10

6.1 Tipos de Estudo        10

6.2 Locais de Estudo        10

6.3 População e Amostragem        10

6.4 Instrumentos de Coleta de Dados        10

6.5 Coleta de Dados        10

6.6 Resultados Esperados        10

6.7 Análise de Dados        10

7 - CRONOGRAMA        11

8 - REFERÊNCIAS        12

9 - APÊNDICE        13


1. INTRODUÇÃO

A importância deste trabalho está em retratar a situação de indivíduos do sexo masculino, que são tímidos, alunos do Centro Universitário Guararapes, com idades entre 18 a 30 anos. O foco se concentra em objetivar, fornecer dados e melhorias para as próximas gerações, pregando a excelência em todas as causas, a fim de que se realizem em busca de esforços maiores, criando um clima favorável entre colaboradores e empresa, onde muitas vezes estes são preteridos, simplesmente por não se adequarem ao perfil de um profissional mais expansivo – objetivo de muitos.

Atualmente nos deparamos com a seguinte pergunta: Ser tímido é realmente um problema? Profissionalmente podem trazer problemas no mercado de trabalho, já que praticamente muitas empresas se organizam no sentido de forma equipes com profissionais que saibam lidar bem com o relacionamento interpessoal, logo surge outra pergunta: Os tímidos não têm lugar nas organizações? Não é bem assim.

Pessoas tímidas possuem seu valor e deveriam ser melhores aproveitados em seu potencial, não sendo o caso de defender o isolamento, mas o de respeitar os limites pessoais de cada um. No entanto estudos apontam que a timidez pode ter origem biológica, mais isso não quer dizer que esse fator não possa ser trabalhado. Além disso, tanto a extroversão quanto a timidez excessiva são prejudiciais. Porém, a timidez também apresenta atitudes que são muito importantes no ambiente de trabalho, como: cautela, atenção aos comportamentos e sentimentos dos outros, além de serem menos impulsivos. Dessa forma, os tímidos podem se sair muito bem em atitudes que exijam concentração e capacidade analítica.

Os administradores deveriam focar não só nas metas a serem atingidas – elas são fundamentais a serem atingidas, pois são fundamentais para o sucesso de uma organização –, onde somente serão atingidas através dos seres humanos. Por isso, é imprescindível a compreensão em saber entender e utilizar o que há de melhor em cada um de seus colaboradores, até mesmo nos profissionais mais tímidos.

Sobre a timidez, não há qualquer definição que seja exaustiva, pois ela representa comportamentos diferentes para cada um de nós. O Dicionário Oxford (apud Zimbardo 2002, p.20), diz que a palavra “tímidez” surgiu pela primeira vez num poema anglo-saxônico escrito por volta do ano 1000 d.C. e que significa “que se assusta facilmente”. “Ser tímido” acrescenta o dicionário, é ser difícil de abordar, por uma questão de acanhamento, prudência ou desconfiança. Para o dicionário Webster (apud Zimbardo 2002, p.21), a pessoa tímida é aquela que sente “constrangida na presença de outros”. Segundo o Dicionário de Psicologia de Doron & Parot (1998, p.752), a timidez é a incapacidade de passar ao ato nas condutas verbais, profissionais ou sexuais de alguma importância e no Dicionário da Língua Portuguesa de Aurélio (1997, p.1677), encontramos que tímido (do lat. Timidu), é aquele que tem temor, é receoso.

Baseado em seus estudos, Zimbardo (2002) diz que ser tímido é ter medo de pessoas, especialmente daquelas que por qualquer motivo constituem uma ameaça no plano emocional: os estranhos, pelo fato de serem uma novidade e um fator de incerteza; as autoridades, por exercerem poder; e os membros do outro sexo, por representarem a possibilidade de encontros íntimos. Porém, diz também que qualquer pessoa pode viver a experiência da timidez diante de uma situação nova e de grande visibilidade, como, por exemplo, apresentar-se em público e, ainda, que a preponderância da timidez varia de pessoa para pessoa e de cultura para cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (198.7 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com