TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TORNO MECÂNICO

Seminário: TORNO MECÂNICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2013  •  Seminário  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 3

TORNO MECÂNICO

y

Definição

Torno mecânico é uma máquina-ferramenta que permite usinar peças de forma geométrica derevolução. Estas máquinas-ferramenta operam fazendo girar a peça a usinar (presa em um cabeçote oufixada entre os contra-pontos de centragem) enquanto uma ou diversas ferramentas de corte sãopressionadas em um movimento regulável de avanço de encontro à superfície da peça, removendo materialde acordo com as condições técnicas adequadas.

y

Fu

ncionamento

e

aplicações

O

torno mecânico é uma máquina operatriz extremamente versátil utilizada na confecção ouacabamento em peças. Para isso, utiliza-se de placas para fixação da peça a ser trabalhada. Essas placaspodem ser de três castanhas, se a peça for cilíndrica ou se possuir lados múltiplos de 3, ou quatro castanhas,se o perfil da peça for retangular. Esta máquina-ferramenta permite a usinagem de variados componentesmecânicos: possibilita a transformação do material em estado bruto, em peças que podem ter seçõescirculares, e quaisquer combinações destas seções.Através deste equipamento é possível confeccionar eixos, polias, pinos, qualquer tipo possível eimaginável de roscas, peças cilíndricas internas e externas, além de cones, esferas e os mais diversos eestranhos formatos.

O

princípio de funcionamento do torno consta de três movimentos: rotação da peça, movimentolongitudinal de avanço da ferramenta e movimento transversal da ferramenta. Em algumas aplicações, apeça pode ser estacionária, com a ferramenta girando ao seu redor para cortá-la, mas basicamente oprincípio é o mesmo.

O

movimento de avanço da ferramenta pode ser ao longo da peça, o que significa queo diâmetro da peça será torneado para um tamanho menor. Alternativamente a ferramenta pode avançarem direção ao centro, para o final da peça, o que significa que a peça será faceada. Frequentemente, sãocombinações dessas duas direções, resultando em superfícies cônicas ou curvas, com as quais as unidades decontrole dos tornos podem lidar por meio de muitas possibilidades de programas.

O

torneamento pode ser decomposto em diversos cortes básicos para a seleção de tipos deferramentas, dados de corte e também para a programação de certas operações. Estamos nos referindoprincipalmente ao torneamento externo, mas é importante lembrar que existem outras operações. Vejamosa seguir quais são elas.

y

Pr

incipais

ope

r

ações

São muitas as operações realizadas pelo torno, dentre elas podemos citar as seguintes: facear, tornearcônico, broquear, filetar ou abrir rosca, abrir rasgos, sangrar, recartilhar, furar com broca, perfilar, mandrilare tornear excêntrico. Visto as operações realizadas pelo torno, falta sabermos as principais partes e suasrespectivas funções.

y

P

a

r

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com