TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DA PROVA PARCIAL

Trabalho Escolar: TRABALHO DA PROVA PARCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  916 Visualizações

Página 1 de 3

Perguntas e respostas das atividades do texto “ A Psicologia ou as Psicologias”

Pág.31

1. Você leu no texto que existem a Psicologia científica e a Psiocologia do senso comum. Supondo que o seu contato até o momento só tenha sido com a Psicologia do senso comum, relacione situações do cotidiano em que você ou as pessoas com quem você convive usem essa Psicologia

Pricipalmente quando o assunto é saúde, tratamentos com remédios, ervas e chás.

2. Conversem sobre a Psicologia científica- sua matéria-prima e seu enfoque. Para isso, retomem as seguintes questões:

a) Qual é a matéria-prima da Psicologia?

A matéria prima da psicologia é o homem em todas as suas expressões: as visíveis, o comportamento; as invisíveis, os sentimentos; as singulares, o que somos, porque somos homem-corpo, homem-pensamento, homem-afeto, homem-ação. Criando e transformando o mundo externo, o homem constrói e transforma a si próprio.

b) O que é subjetividade?

Subjetividade é algo que muda de acordo com cada pessoa, por exemplo, gosto pessoal, cada um possui o seu, portanto é algo subjetivo. O tema subjetividade varia de acordo com os sentimentos e hábitos de cada um, é uma reação e opinião inidividual, não é passivo de discussão, uma vez que cada um dá valor para uma coisa específica.

c) Por que a subjetividade não é inata?

Porque não nascemos com ela. As poucos ela vai se formando através das nossas experiências, vivências, etc.

d) Por que as práticas místicas não compõem o campo da Psicologia científica?

A Psicologia, como ciência é aberta às novas descobertas e contribuições e ao mesmo tempo é preocupada em como produzir conhecimento em sua área específica. Não pode aceitar como verdadeiras, idéias que não tenham meticulosa pesquisa de comprovação.

São os fracassos e a impossibilidade de comprovação que pressupõe um saber permitindo operar num mundo de maneira transformadora onde a visão religiosa e comercial tomam poder, tendo uma visão fechada e preconceituosa do ser humano.

Muitas das práticas alternativas surgem pela falta de clareza do que é pertinente a ciência e do que é do campo religioso.

Assim, não sabendo explicar, atribuem como obra do divino e fora das relações humana e sociais.

3. Verifiquem quantas pessoas do grupo já procuraram práticas adivinhatórias. A partir da leitura do texto, discutam a experiência, e ao final, diferenciem essas práticas das práticas do saber da Psicologia.

Práticas adivinhatórias: Estão baseadas em pressupostos diversos e opostos a psicologia. São outras formas de saber- saber sobre o ser humano- que não podem ser confudidas com a psicologia, pois não são construídas no campo da Ciência, a partir do método e dos princípios científicos.

O saber e as práticas da Psicologia: São construídas no campo da Ciência, a partir do método e dos princípios científicos. Que vê não só o homem como ser autônomo, que se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com