TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Temas em Psico- oncologia: Câncer, quimioterapia e radioterapia

Por:   •  20/3/2019  •  Resenha  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

Caroline Nathasha Koch

Temas em Psico- oncologia: Câncer, quimioterapia e radioterapia

Pato Branco, 2018

1.Como se caracteriza o câncer

Câncer não é uma doença recente, estudos mostram evidências em múmias egípcias com tumores ósseos. O câncer na atualidade ainda é considerado um problema de saúde pública e levado como um desafio a mesma. A doença caracteriza-se pelo crescimento desordenado das celulas do corpo, que dividem-se rapidamente, invadindo órgãos e tecidos, e tendem a serem agressivas e incontroláveis enquanto não diagnosticadas. Os diferentes tipos dessa doença correspondem as diferentes células do corpo, por exemplo, quando se inicia em tecidos epiteliais (pele e mucosas) são denominados de carcinomas, quando se originam de tecidos conjuntivos (cartilagem, ossos e músculos) são sarcomas. Câncer não é uma doença transmissível, mas pode ser genética.

2. Procedimentos e intervenções

2.1 Quimioterapia

A quimioterapia aplicada em casos de câncer é antineoplásica ou antiblástica. Esse procedimento é aplicado em diferentes tipos de câncer com finalidade de prolongar a vida do paciente, ou curativa, com a finalidade de acabar definitivamente com as células do tumor, sendo associado ou não a cirurgia e demais tratamentos.

O tratamento com a quimioterapia possui diversos efeitos colaterais devido aos seus compostos químicos, que são destinados a atingir as celular doentes, mas que acabam atingindo as células saudáveis, como as do aparelho digestivo, do cabelo e principalmente da medula óssea. Devido a isso, os pacientes podem ficar debilitados conforma a intensidade das aplicações. Como as células saudáveis se regeneram com o passar do tempo, a intervenção com a quimioterapia pode ser indicada repetidamente, em ciclos de acordo com a recuperação do paciente.

Novas pesquisas e medicamentos vem sendo apresentados como avanços significativos na minimização dos efeitos colaterais desse tratamento.

2.2 Radioterapia

  A radioterapia é o processo de tratamento de câncer através do raio-x dando-se pela gênese de radiação ionizante, além da gerada por isótopos radioativos e também, a manipulação localizada da radioterapia somente nos locais afetados que necessitam de tratamento. O objetivo da radioterapia é emitir uma dose de irradiação precisa em um volume tumoral definido, com o mínimo de dano aos tecidos normais próximos ao tumor, a qual resulta na erradicação do tumor e melhor qualidade de vida e consequentemente aumentando as taxas de sobrevida dos pacientes.

Observa-se um avanço e desenvolvimento na ciência de compreensão da radioterapia, que é a radiobiologia, obtendo assim a otimização do tratamento e desenvolvimento de novos protocolos de intervenção e drogas, com base no conhecimento das respostas dos tecidos aos tratamentos realizados.

  Essa modalidade de intervenção é indicada a pacientes portadores de câncer em percurso, desempenha papel curativo, na paliação e prevenção dos sintomas de progressão da doença. A finalidade do tratamento deve ser estabelecida já na formulação da proposta terapêutica, sendo paliativa ou curativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com