TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA: PSICO-ONCOLOGIA E GESTALT-TERAPIA: UMA COMUNICAÇÃO POSSÍVEL E NECESSÁRIA

Por:   •  22/6/2019  •  Resenha  •  1.294 Palavras (6 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 6

Resenha do Artigo: “Pisco-Oncologia e Gestalt-Teapia: uma comunicação possível e necessária”.

A presente resenha teve como critério para a escolha do artigo a relação entre a psico-oncologia e a Gestalt-terapia, esta relação se deu para o grupo a partir do ver de um vídeo onde fazia a relação entre estes. O trabalho teve como metodologia a pesquisa na base de dados CAPES CAFE, sendo a palavra-chave utilizada: Gestalt-terapia. O artigo resenhado tem como tema a abordagem gestaltica pelos psico-oncoligistas no tratamento de pacientes com câncer.

A pesquisa do artigo apresenta cunho qualitativo, ou seja, com um enfoque maior na questão teórica, sem muitos dados e pesquisa de cunho quantitativo. Sendo sua parte teórica pautada por: livros, artigos científicos da base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde na abordagem da Gestalt-terapia e também na área da Psico-Oncologia. Apresentando um enfoque a gestalt-terapeutas que tenham interesse em atuar nessa área.

Silva e Boaventura descrevem no artigo que o câncer é doença não contagiosa, porém pode acometer qualquer parte do corpo e se manifestar em qualquer pessoa diante de questões hereditárias e na utilização de produtos causadores de câncer. O diagnóstico vem perante ao tumor que se manifesta em alguma parte do corpo que assim, na realização de exames, descobre-se se esse tumor é definido como um câncer. Nem todos os tumores podem vir a ser câncer, porém todo câncer é tumor. No Brasil, essa é uma das doenças de principais causas de mortes da população. Fatores psicológicos podem ser um gatilho também para a manifestação da doença como estresse, tensão e depressão. Mas não é comprovado que o estado emocional está ligado como causa do câncer, mas o estado psicológico da pessoa pode influenciar na doença.

As autoras esclarecem que a oncologia é a ciência que estuda o câncer; como ele se manifesta, diagnóstico, formas de prevenção e tratamento. Já a Psico-oncologia tem como objetivo estudar o quesito emocional envolvido com a pessoa que foi diagnosticada, os familiares e amigos da pessoa e os profissionais responsáveis pelo caso. Os profissionais na psico-oncologia fazem uma intervenção denominada psicossocial. O profissional atende as necessidades do paciente desde o momento do diagnóstico e ao passar do tratamento na tentativa do melhor apoio aos relacionados com o quesito.

Sobre Gestalt-terapia, as autoras citam que esta é uma das técnicas de abordagem utilizadas como base pelos profissionais, que objetiva a transformação da qualidade de vida do indivíduo por meio da compreensão do adoecimento físico e psíquico. Esta abordagem terapeutica além de tornar a pessoa autoconsciente procura resgatar o bom funcionamento do organismo (físico e emocional), a auto realização do paciente. O método gestáltico tem a noção da individualidade de cada ser, acredita que cada um sente uma situação de forma diferente por causa da sua subjetividade e que no tratamento isso ocorre também diante da doença. Cada um vê o que está passando e enfrenta de forma diferente perante ao câncer.

Na concepção da Gestalt-terapia, a saúde e a doença são caracterizados pela interação, são processos dinâmicos que mudam constantemente com o meio em que está inserido. A saúde é uma soma de bem-estar físico, mental e social, porém nem sempre um ser que não tem nenhuma doença é um ser com saúde. A abordagem gestáltica leva em conta não apenas o indivíduo internamente, mas também com relação ao seu externo, o meio que vive, com o que interage. A doença afeta não apenas o indivíduo, mas causa grande mudança com seu meio exterior, também tenta sempre manter o paciente com o “aqui”, o “agora”. A eficácia da cura depende muito do estado psicológico.

Para finalizar Silva e Boaventura colocam que a Gestalt-terapia ainda possui poucas referências bibliográficas de pessoas com câncer o que é um fator importante para ser mudado, pois tal método pode vir a ajudar diversos diagnosticados e ajudar no olhar emocional envolvidos na dinâmica do paciente com câncer. A liberação das emoções, o falar e entender sobre o caso ajuda no tratamento e no envolvimento do paciente consigo mesmo. O câncer é uma doença peculiar, cada pessoa o vê com um significado diferente, assim o método gestaltico propõe uma outra forma de ver o adoecimento o que pode ajudar muito na abordagem do Psico-Onclogista. pois ao ver o paciente como uma totalidade e não apenas como uma doença, o profissional poderá entrar em sintonia com tal.

A partir do artigo pode se concluir que é possível facilitar a experiência em relação ao adoecimento, a partir dos métodos de Gestalt. Onde se acredita em resultados como a ressignificação do processo do adoecimento e o incentivo ao auto-suporte de cada paciente, para que cada um deles esteja ciente da sua condição e consiga disponibilizar recursos internos para enfrentar a doença.

O artigo é de fato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com