TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Behaviorista

Artigos Científicos: Teoria Behaviorista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 4

Teoria Behaviorista e o filme "Laranja Mecânica"

É de imprescindível importância, para a compreensão clara da teoria behaviorista a associação dela com o filme “Laranja Mecânica” (A Clockwork Orange). Observamos que o diretor Stanley Kubrick (1928 – 1999) calcado no romance homônimo de Anthony Burgess (1917 – 1993) apresenta três características primordiais no ser humano. Verificamos que o autor do livro talvez não deva ter entendido serem essas características latentes ao sexo feminino e sim do sexo masculino, pois os personagens que desempenham essas características são apenas homens.

São elas o forte apetite sexual, a violência natural e exagerada e o desejo de liderança claramente expostos em Alex (interpretado por Malcolm McDowell) que ele tenta passar para seus seguidores(droogs) seus pensamentos e comportamentos na primeira interpretação com a teoria behaviorista.

Relacionamos a ideia do reforçador positivo ao comportamento operante de Alex e de seus companheiros na questão de uso de violência, quando eles vão a leiteria e bebem o leite com drogas. Isso de certa forma os motiva a usarem da uma violência absurda para saciar o seu desejo de uso da força - esse reforço é bem interessante - e é notável que o uso da violência por eles praticada trata se de um comportamento voluntário, porém surge o primeiro questionamento, se toda vez que Alex e seus companheiros tomam o leite (moloko) eles usam de uma ultra violência. Esse comportamento não se torna um comportamento respondente involuntário.

Outro ponto importante é na segunda característica: o desejo sexual que é um comportamento respondente já que Alex não precisa do reforçador da bebida misturada com drogas e isso é mostrado na cena em que ele vai a loja de discos e conhece as moças. Nesse momento nossos protagonistas não esta drogados, mesmo assim seu desejo sexual não se reduz. Não obstante, a falta de bebida ele não deixa de praticar sexo. Também se salienta a referencia que Alex faz ao sexo e a musica de Bethoveen. Não apenas referência ao sexo, mas a todo tipo de prazer. Outro ponto de fundamental importância é o desejo de liderança de Alex que é o líder do grupo de marginais: ele sente-se incomodado quando George-Boy diz que as coisas não serão mais do jeito de que Alex quer e sim do grupo. Nesse momento a atitude de comportamento sobre o reforço generalizado de aprovação social de Alex fica fragilizado e realmente isso o incomoda a ponto de ele demonstrar mais uma vez sua característica insaciável de violência ao atacar seus próprios companheiros a fim de recuperar sua honra e impor novamente respeito. Ao ser preso depois de uma traição de seus amigos, Alex mesmo na prisão, observa que seu comportamento não muda seus desejos que continuam os mesmos, embora tente ele se esforçar em ler a Bíblia e aproximar-se do “divino”. Porém, nada disso faz efeito, já que ele se vê açoitando Jesus Cristo e em outro momento de reprodução de cena de guerra. Isso denota que estão esgotadas as possibilidades de controle social que também nos é imposto nos tempos hodiernos.

Após dois anos na prisão as autoridades consideram a necessidade chance de saída de Alex, pois ele não queria livrar-se de seus antigos atos e sim de sua prisão. Alex é submetido ao tratamento Ludovico baseado na técnica de reforçamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com