TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILME ENJAULADOS E A TEORIA BEHAVIORISTA SEGUNDO AUTORES

Por:   •  9/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  2.434 Visualizações

Página 1 de 2

Unicid Universidade cidade de São Paulo

Pedagogia Licenciatura

CAMILA LONGHINI

CARINA APARECIDA SOARES

JULCINEIDE MESSIAS

FILME ENJAULADOS

E A TEORIA BEHAVIORISTA SEGUNDO AUTORES

São Paulo - SP

FILME ENJAULADOS

E A TEORIA BEHAVIORISTA SEGUNDO AUTORES

O Behaviorismo estuda o comportamento, analisa psicologicamente as reações e estímulos do ser humano em seus aspectos habituais e de convívio com determinados ambientes onde acontecem os fazeres. Como o comportamento humano, como eles são “criados”, entendidos, estudados e suas respostas em relação ao outro e ao mundo que o cerca.

IVAN PAVLOV

Pavlov defende o Behaviorismo, dizendo que o ambiente define o comportamento. Para ele, o condicionamento é o fundamento de uma série de comportamentos emocionais involuntários que se instalam mediante associações entre estímulos e respostas.  As pessoas já nascem com certos reflexos, e são programadas para terem determinadas reações diante de situações específicas. Assim, os alunos do filme recebiam estímulos, que eram o choque, a luz forte e a música; com isso eles foram se comportando involuntariamente, devido ao condicionamento.

BURRHUS FREDERIC SKINNER

Segundo a teoria de Skinner, os indivíduos aprendem com as consequências de suas ações. As pessoas tendem a repetir o comportamento satisfatório e a evitar aqueles que não trazem satisfação. Então, quando os alunos tocavam nas grades eles sabiam que receberiam choque e que não os deixaria satisfeitos. E entenderam que se estudasse, poderiam ser pessoas inteligentes e bem sucedidas, e então procuravam estudar ao máximo e ter bom comportamento.

JOHN BROADUS WATSON

Watson busca a objetividade nos estudos anatômicos humanos, com suas experiências com animais. No filme, é possível identificar a sua teoria behaviorista. Pois, quando o professor “Walmsley” (personagem do filme) coloca os alunos em uma jaula com alta potência, ele tem o objetivo de que, quando os alunos tiverem mal comportamento recebem choque, e quando bem comportados, recebem em troca água, comida para sobreviver e livros de diversas matérias. Com isto, segundo Watson, podemos observar os comportamentos dos alunos através do conceito de estímulos e respostas.

Watson descarta a possibilidade de experimentos com ideias usando a consciência, a mente e a sensação, pois ele explica que é através do comportamentalismo podemos ter uma base de estudos mais concretos e objetivos. Ou seja, quando os alunos tomam choque por conta do mal comportamento, eles descobrem que os castigos são dados de acordo com as suas atitudes no ambiente. Da mesma forma que quando têm bom comportamento, como estudar e não usar palavreados inadequados, também são estimulados, recebendo comidas, roupas e livros. E então, os alunos ao longo do tempo percebem que quanto mais estudarem ficarão mais inteligentes e menos tempo enjaulados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com