TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria De Campo

Artigos Científicos: Teoria De Campo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/7/2014  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 2

Compreensão do Texto 6: Teoria de campo de Kurt Lewin

Para a Gestalt Terapia, é fundamental que olhemos o meio em que o indivíduo está inserido para compreender a demanda do mesmo.

Kurt Lewin (1890 - 1947) -> baseou-se na Psicologia da Gestalt, verificando os pressupostos relacionados às influencias sociais sobre o comportamento.

Estado de Equilíbrio entre PESSOA e seu AMBIENTE.

Pessoa -> círculo fechado -> P

o que Não é Pessoa -> mundo que o cerca (não P).

Existe uma relação entre estes dois círculos, na qual necessariamente existem trocas necessárias para que haja manutenção da vida.

Para que ocorra esta RELAÇÃO/TROCA para manutenção da vida, existe algo que Lewin denomina de MEIO PSICOLÓGICO (M). Então (M) é uma zona de contato entre (P) e (Não P).

(P)+(M) = ESPAÇO VITAL -> é nele que o comportamento se manifesta, que verificamos a relaçao da pessoa com o mundo que a cerca.

As regiões que estão dentro de (M) comunicam-se conforme sua proximidade e podem ser reorganizadas de modo a produzir uma reestruturação do espaço vital.

"Esta comunicação e locomoção das regiões, causadas pelo trabalho dos fatos, podem produzir os mais diferentes efeitos, como alteração das regiões, diferenciações de limites entre zonas, maior fluidez ou enrijecimento de uma região... Reestruturação do espaço vital significa um novo campo, uma nova Gestalt, seja com relação a um fato, seja com relação a um acontecimento, um novo modo de lidar consigo próprio ou com coisas suas, um desejo, uma fantasia, etc.”.

Outros conceitos:

ENERGIA: relacionada à energia psíquica da pessoa, a força que ela pode usar para ter uma ação que cause mudança motora ou perceptiva;

TENSÃO: um estado alterado de determinada região em relação à outra;

NECESSIDADE: quando existe uma tensão em uma determinada região que leva à necessidade de satisfação. E quando isso ocorre logo, acontece o reequilíbrio do indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com