TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Do Espelho

Dissertações: Teoria Do Espelho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

2009luz na criseinvenção do contemporâneoa psicanálise do século xxi. lacan para desesperados da crise

lacan e a psicanálise do século xxi | jorge forbes

1 de dezembro de 2009 in vídeos

jacques lacan e a psicanálise do século xxi | jorge forbes from instituto cpfl | cultura on vimeo.

jacques lacan ficou conhecido, e ainda assim é visto, como, talvez, o mais importante continuador de freud, alguém que deu estatuto racional iluminista ao inconsciente, desde sua famosa formulação do ‘inconsciente estruturado como uma linguagem’. o que pouco, no entanto, se sabe é que nos últimos anos de seu ensino lacan deu uma guinada de 180 graus em tudo o que tinha feito até então e, como se estivesse pensando contra si mesmo, propôs uma nova clínica, muito diferente da primeira e ainda a mais difundida, uma clínica própria a um homem que iria viver a crise de um mundo globalizado. a desestruturação das relações patriarcais exigiu uma clínica além do édipo, na qual freud não mais explica, freud implica. é a psicanálise de um mundo novo e o que se faz hoje na clínica, à diferença do que se fazia antes, que iremos debater. Uma das grandes contribuição de Lacan à (re)leitura de Freud se deu mediante sua teorização sobre o estádio do espelho no desenvolvimento da criança. Sua primeira comunicação sobre essa teoria ocorreu num congresso de Psicanálise, realizado em Zurique, em 1949.

O estádio do espelho trata das tentativas por parte do bebê, de elaborar as imagens deflagradas nos primórdios de sua relação com o mundo. Relacionamento da criança com o espelho

Passa ao longo do primeiro ano de vida, por transformações: - primeiro momento bebê não demonstra nenhuma atração por sua imagem refletida no espelho, como se não reconhecesse ali qualquer coisa especial capaz de chamar a sua atenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com