TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria ERC - Alderfer

Pesquisas Acadêmicas: Teoria ERC - Alderfer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria ERC – Alderfer

Desenvolvida pelo psicólogo Clayton Alderfer, a partir da teoria de Maslow e de novas pesquisas, a Teoria ERC concorda que a motivação do trabalhador pode ser medida seguindo uma hierarquia de necessidades, porém diverge da Teoria de Maslow em alguns pontos básicos.

Maslow via as pessoas subindo progressivamente dentro da hierarquia das

necessidades. Já Alderfer percebia que as pessoas subiam e desciam dentro da hierarquia das necessidades e que existiam apenas três fatores essenciais para motivação, e não cinco como defendia Maslow:

- Necessidade existencial: necessidades de sobrevivência; (Ex. comida, água, ar, segurança, sexo etc.). Corresponde aos primeiros dois níveis da pirâmide de Maslow;

- Necessidades de relacionamento: o ser humano tem necessidade de

relacionamentos interpessoais, ou seja, sociabilidade e relacionamento social; (Ex. envolvimento com família, amigos, colegas de trabalho e patrões). As mesmas características das necessidades sociais de Maslow (terceiro e quarto níveis da pirâmide de Maslow);

- Necessidades de crescimento: refere-se ao desejo intrínseco de desenvolvimento pessoal, às necessidades de estima e auto-realização (desejo de ser criativo, produtivo e completar tarefas importantes). Corresponde ao quinto nível (topo da pirâmide) de Maslow.

Essa teoria adota o princípio de frustração-regressão, ou seja, se a gratificação de uma necessidade de nível mais alto é reprimida, o desejo de satisfazer uma necessidade de nível mais baixo aumenta e também salienta que mais de um tipo necessidade pode ser satisfeita ao mesmo tempo. Um exemplo de frustração-regressão que temos, é quando estamos trabalhando em cima de uma tarefa no ambiente de trabalho e estando concentrados fazendo-a e temos ao mesmo tempo muita vontade de ir ao banheiro, e enquanto o desenvolvimento desta tarefa esta fluindo bem, deixamos d lado a nossa necessidade fisiológica, mas se em algum momento acontece algo errado no projeto, “damos um tempo” para ele e vamos satisfazer a necessidade fisiológica, neste caso, indo ao banheiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com