TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Estimulo Resposta

Ensaios: Teoria Estimulo Resposta. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  1.734 Palavras (7 Páginas)  •  1.296 Visualizações

Página 1 de 7

Teoria do estímulo-resposta

Skinner

Burrhus Frederic Skinner nasceu em 1904 na cidade de Susquehanna, no Estado da Pennsylvania, Estados Unidos. Concluiu o segundo grau em 1922, no mesmo ano entrou na universidade Hamilton College. Graduou-se em literatura inglesa e línguas românicas, em 1926, e, com essa formação, Skinner decidiu ser escritor. Essa idéia foi abandonada em 1928 quando resolveu fazer o curso de pós-graduação em Psicologia, se inscrevendo no programa de Psicologia Experimental, em Harvard University.

            Obteve os títulos de Mestrado e Doutorado, em 1930 e 1931, respectivamente. Após o doutoramento, permaneceu em Harvard, até 1936, com um apoio financeiro para fazer pesquisas.

            A palavra chave da teoria de Skinner é comportamento. Para ele, a aprendizagem concentra-se na capacidade de estimular ou reprimir comportamentos, desejáveis ou indesejáveis.

            Na sala de aula, a repetição mecânica deve ser incentivada, pois esta leva à memorização e assim ao aprendizado.

            O ensino é obtido quando o que precisa ser ensinado pode ser colocado sob condições de controle e sob comportamentos observáveis.

            Os comportamentos são obtidos punindo o comportamento não desejado e reforçado ou incentivado o comportamento desejado com um estímulo, repetido até que ele se torne automático.

            Dessa forma, segundo Skinner, a aprendizagem concentra-se na aquisição de novos comportamentos.

            A aprendizagem ocorre através de estímulos e reforços, de modo que se torna mecanizada.

            De acordo com a teoria de Skinner, os alunos recebem passivamente o conhecimento do professor.

            Em sua visão, conhecida como Behaviorismo, os comportamentos são obtidos pelo reforço - estímulo do comportamento desejado.

            O papel do professor é criar ou modificar comportamentos para que o aluno faça aquilo que o professor deseja.

            É Adequada para cursos técnicos, especialistas e treinamentos ou em atividades que visam ensinar conteúdo e tarefas que se apoiam na memorização e fixação dos conhecimentos, ainda hoje muito frequentes na educação.

            A compreensão do comportamento humano apoia-se em seu comportamento operante.

            De acordo com Skinner, o seu interesse está em compreender o comportamento humano, não e manipulá-lo.

            Em seus últimos anos, Skinner atacou a psicologia cognitivista, afirmando que a educação é um modelo que se dá do meio para o indivíduo, e não o contrário.

            O modelo Behaviorista de Skinner, em sua unidade conhecida como Behaviorismo Radical, é ainda muito popular, crescendo anualmente em relação ao número de estudiosos.

            Segundo ela, os fenômenos mentais devem ser discutidos como padrões de comportamento. Todo comportamento é fruto de um condicionamento, e assim não existem habilidades inatas nos organismos.

            Skinner foi o teórico behaviorista que mais influenciou o atendimento do processo ensino-aprendizagem e a pratica escolar. No Brasil, a influência da pedagogia tecnista remonta a segunda metade dos anos 50, mas foi introduzida mais efetivamente no final dos anos 60 com objetivo de ensinar a escola nos modelos de racionalização do sistema de produção capitalista.

            A concepção Skenneriana de aprendizagem está relacionada a uma questão de modificação do desempenho: o bom ensino dependendo de organizar eficientemente as condições estimuladoras, de modo a que o aluno saia da situação de aprendizagem diferente de como entrou.

           O ensino é um processo de condicionamento através do uso de reforçamento das respostas que se quer obter. Assim, os sistemas instrucionais visam o controle do comportamento individual em face de objetivos preestabelecidos. Trata-se de um enfoque diretivo do ensino, centrado no controle das condições que cercam o organismo que se comporta.

            O objetivo do behaviorismo Skinneriano é o estudo cientifico do comportamento: descobrir as leis naturais que regemos reações do organismo que aprenda a fim de aumentar o controle das variáveis que o afetam. 

            Os componentes da aprendizagem - motivação, retenção, transferência-decorrem da aplicação do comportamento operante. Segundo Skinner, o comportamento aprendido é uma resposta a estímulos externos, controlados por meio de reforços que ocorrem com a resposta ou após a mesma: "Se a ocorrência de um comportamento operante é seguida pela apresentação de um estimulo (reforçador), a probabilidade de reforçamento é aumentada".

             Os métodos de ensino consistem nos procedimentos e técnicos necessários ao arranjo e controle das condições ambientais que asseguram a transmissão\recepção de informações. O professor deve, primeiramente, modelar respostas apropriadas aos objetivos instrucionais e, acima de tudo, conseguir o comportamento adequado pelo controle do ensino, através da tecnologia educacional. As etapas básicas de um processo de ensino aprendizagem na perspectiva Skinnearia são:

             - Estabelecimento de comportamento terminais, através de objetivos instrucionais;

             - Análise da tarefa de aprendizagem, a fim de ordenar sequencialmente os passos da instrução;

             - Executar o programa, reforçando gradualmente as respostas corretas correspondentes aos objetivos.

              Exemplos de aplicação de abordagem Skinnearia ao ensinar seriam, entre outros, a instrução programa do método Keller.

 Skinner, aprendizagem é basicamente uma mudança de comportamento que é ensinado através de reforços imediatos e contínuos a uma resposta a um estímulo emitida pelo sujeito, e que seja mais próxima da resposta desejada. Fortalecidas, as respostas serão emitidas cada vez mais adequadamente, até se chegar ao comportamento desejado. O behaviorismo de Skinner faz parte do grupo das teorias comportamentalistas juntamente com teóricos como Pavlov, Watson e Thorndike.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com