TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Motivacional

Exames: Teoria Motivacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

TEORIAS MOTIVACIONAIS

Todas as teorias motivacionais procuram explicar porque as pessoas se motivam e o porquê. Entre elas temos as teorias de Maslow conhecida como a teoria das necessidades, muito usada na psicologia. McGregor com as teoria da participação, Edwin Locke, teopria do estabelecimento de objetivos, existem outras teorias que são importantes da mesma forma e ambas tem uma parte na interpretação de acordo com a organização.

O homem e o trabalho se tornam um só e precisam conviver porque um depende do outro, essa relação pode ser de prazer e entrega ou motivo de interminável sofrimento. Quando há satisfação, o rendimento gera produtividade que atende aos interesses da organização e aumenta o prazer do recurso humano. O homem precisa estar integrado ao trabalho como extensão de sua vida pessoal. Assim, dará muito mais de si àquilo que faz.

Dessa forma, homem e trabalho estão destinados à interação, já que precisam conviver uma grande porção do tempo um com o outro. Sem as pessoas, não haveria organizações. Sem organizações, não haveria empregos em número suficiente para o mundo contemporâneo.

Na maioria das organizações, os grupos são formados de acordo com similaridades naquilo que as pessoas fazem ou produzem. Podem ser agrupadas de acordo com as tarefas que executam – agrupamento por função –, ou de acordo com o fluxo de trabalho desde o início até a conclusão – agrupamento por fluxo de trabalho. Além disso, os grupos podem ser formais ou informais. A compreensão do funcionamento e das manifestações dos grupos dentro das organizações passa a ser uma tarefa decisiva, pois, por meio do grupo, é possível a satisfação de necessidades sociais, permitir que cada um estabeleça seu autoconceito, conseguir apoio para a consecução dos objetivos e reconhecer a capacidade de modificar comportamentos. Quando malconduzidas, as equipes podem revelar-se contraproducentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com