TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Psicanalitica

Por:   •  23/9/2015  •  Resenha  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 2

                                 TEORIA PSICANALÍTICA

                             ED - ESTUDOS DISCIPLINARES

Questões:

1) C -  Justificativa: A afirmativa IV está incorreta pois, segundo Freud, a pulsão sexual não se limita à sexualidade biológica e sim instintiva.

2) B – Justificativa: A Psicanálise considera a realidade psíquica do paciente, bem como as suas fantasias em relação à realidade.

3) E – Justificativa: O recalque é um mecanismo de defesa presente em todos os tipos de sujeitos, em maior ou menor grau.

4) B – Justificativa: Reconhecer o desejo do outro faz parte da elaboração saudável do desenvolvimento da personalidade infantil.

5) D – Justificativa: O deprimido não alcança a felicidade idealizada, ao contrário, há um intenso sofrimento psíquico. A busca pela droga lícita (medicamentosa) na verdade não aproxima o homem de si mesmo.

6) C – Justificativa: O ato falho é o resultado do desejo inconsciente na ação consciente.

7) B – Justificativa: A Psicanálise considera que o período da infância é o ponto de partida para o desenvolvimento emocional do indivíduo e, portanto, determina toda a sua existência.

8) C – Justificativa: O sonho pode ser a expressão da realização do desejo inconsciente.

9) D – Justificativa: Freud norteia sua investigação científica no sentido de desvendar e conhecer o modo de funcionamento psíquico do indivíduo, utilizando como referência a constituição do aparelho psíquico.

10) E – Justificativa: Essas são as características do Narcisismo Secundário, pois ocorre um retorno ao Narcisismo Primário, onde a libido se encontra novamente voltada para o “eu” e não para o “objeto”, no sentido da perfeição narcísica.

11) D – Justificativa: Freud considera a importância da sexualidade infantil no desenvolvimento psicossexual do indivíduo.

12) A – Justificativa: A Psicanálise considera que na identificação com o grupo existe sim um investimento libidinal dos seus integrantes, e destes com o líder.

13) E – Justificativa: A fase ou momento das primeiras identificações marca o início de um processo que transcorrerá ao longo de toda a vida do indivíduo.

14) D – Justificativa: A civilização é construída através da contenção dos impulsos agressivos do ser humano.

15) D – Justificativa: A Psicanálise considera importante o individual, pois o inconsciente jamais poderia ser observado num sentido generalizado ou quantitativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com