TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria X E Y

Monografias: Teoria X E Y. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  209 Palavras (1 Páginas)  •  388 Visualizações

Douglas Mcgreor foi um dos pensadores mais influentes na área das relações humanas. Ele é conhecido pelas teorias de motivação X e Y. Todos temos razões diferentes um dos outros quando levantamos da cama pela manhã para ir trabalhar ou estudar. Os nossos motivos são determinantes no nosso comportamento.

Motivação é um processo de tomada de decisão, reforçado e mantido. E temos motivos que são adquiridos socialmente, ativados por um desejo para a sua satisfação.

Existem 12 propulsores da motivação que é o interesse, a realização, o reconhecimento, poder e influência, contato social, dinheiro e prêmios, estrutura, relações pessoais, condições físicas, criatividade, variedade e mudança e auto-desenvolvimento.

Teoria X- É o trabalhador preguiçoso, que não gosta de responsabilidades e tarefas do trabalho, precisando presente receber ordens de um líder para render no ambiente de trabalho. São ordens que vem com punição, coação e dinheiro. Tentativas para aumentar o empenho do empregado. Para muitas pessoas o trabalho acaba sendo desagradável.

Teoria Y- São indivíduos motivados pelo máximo esforço, busca responsabilidade, são competentes e gostam do que fazem com diversão. Tem uma participação maior nas decisões no trabalho. São criativos e buscam soluções, vão em busca do alcance de seus objetivos, e também são estratégicos. Sem a necessidade de ameaças ou punições.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com