TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da causalidade

Tese: Teoria da causalidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Tese  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  922 Visualizações

Página 1 de 7

Teoria da causalidade: implica em estudarmos o pq da ocorrência de um determinado fenômeno o qual é o principio do determinismo.1-MONOCAUSALIDADE UNIDIRECIONAL ou ilusão da causa única: admite a existência de uma única causa que produz um efeito e esse efeito uma vez obtido se esgota, essa causa não explica o aparecimento de doença mental. 2-MONOCAUSALIDADE DO ENCADEAMENTO: uma única causa produz um efeito e esse efeito não se esgota e gera outras causas e o efeito final sera diretamente á força da causa primeira, essa causa é simplista e linear, e insuficiente para explicar o aparecimento de doença mental. 3-POLICAUSALIDADE: causas múltiplas, proveniente de varias direções, o resutado é a somatória dessa multiplicidade de causas, essa teoria se aplica psico.

Series complementares: Freud postula 3 conjuntos de causas- 1ª serie: fatores hereditários e fatores congênitos->2ªserie:ecperiencias infantis(oral,anal,e fálica)->3ªserie: fatores atuais traumáticos e desencadeantes->SINTOMA.

Modelo dinâmica-Teoria das Pulsões: metapsicologia, vai lidar com a ideia de conflito(pulsões,narcisismo,mecanismo de defesa,e recalque).

PULSÕES: ORIGEM- trata-se de uma força interna que gera uma tensão que precisa ser descarregada(pode ser um órgão ou região do corpo zona erogena, algo que produz alivio e possibilita satisfação, ex.sede. DESCARGA- força interna que gera no individuo uma tensão, precisa ser descarregada, a descarga produzum alivio leva o individuo a procurar o prazer/satisfação. FONTE- zona erógena, corporal, biológica.Toda energia venda matéria, oder ser órgão ou região do corpo. PRESSÃO-única, o objetivo é a satisfação, reduzir a quantidade de tensão ou excitação. FINALIDADE- Variavel, ex.pulsão anal->retenção e expulsão. Instinto invariável, pois não é possível satisfazer pela fantasia ex.instinto de sede=beber agua. OBJETO- contingente, pq varia de pessoa para pessoa, tem complicações, pois o msm objeto pode servir a duas pulsões diferentes, ex. a mão q pode servir de objeto de satisfação oral tbm serve para satisfazer as funções fálicas. Pode fazer parte da realidade interna e externa(fixação/sonho) Instintos pré determinado, por ser hereditário. FONTE voyeurismo(olho), exibicionismo(genitais), Sadismo(musculatura anal expulsiva), Masoquismo(musculatura anal retentiva), Pulsões orais(boca), Pulsões anais(anus).OBEJTO voyeurismo(o q esta sendo olhado), exibicionismo(aquele q me olha), Sadismo(provoca sofrimento no outro, moral ou sexual), Masoquismo(sofre, moral ou sexual), Pulsões orais(morder, ncorporar, sugar), Pulsões anais(controlar expulsar reter). FINALIDADE voyeurismo(expiar bisbilhotar), exibicionismo(ser observado), Sadismo(aquele que o sofre), Masoquismo(aquele que o faz sofrer), Pulsões orais(alimento, pessoa, etc), Pulsões anais(agressor objeto de coleção).

Principio de prazer: é inato ex. necessidades fisilogicas é necessária a descarga msm q não seja o momento oportuno( esse principio é regido pelo psicótico). Principio de realidade é adquirido ex. necessidades fisiológicas, pergunta esse é o local apropriado?, esse principio é regido pelo neurótico).

Representante ideativo ou elemento qualitativo: ideia, palavra, pensamento, fantasia-sempre que fala de pulsão, fala de representante ideativo, ele é o elo entre a pulsão e o psiquismo.

Afeto ou elemento quantitativo: é a emoção prazerosa ou desprazerosa, vaga ou qualificada. Trata-se do elemento qualitativo da quantidade de energia acompanha o representante ideativo. Carga emocional, pode ser uma emoção vaga ou quantitativa. Não existe afeto inconsciente, o que existe é um afeto pré consciente, ocorre uma agonia.

Pulsão de auto conservação: primeira teoria das pulsões, responsável pela conservação do individuo, tbm chamada de pulsão do ego, necessita de objeto externos específicos pelo principio da realidade. Protótipo=fome.

Pulsão sexual: responsável pela perpetuação da libido. Não necessita de objetos externos, pode ser satisfeita pelo auto-erotismo. Regida pelo principio do prazer, portotipo=amor.

Pulsão de auto conservação X Pulsão sexual: primeira teoria pulsional. Consequência pulsão sexual parcial e anaclisia. Quanto mais aumenta a libido do ego, maus diminui a libido do ego.

Escolha objetal anaclitica: existe na neurose (transferência). A mulher que nutre e o pai que protege, provem da relação da mãe com o bebe. Reconhece a castração.

Escolha obejtal narcísica: o que se é homossexuais, aleição de alguém que é exatamente seu espelho. O objeto que produz a situação (perverso, exibicionista, voyer). Alguém que um dia fez parte da própria pessoa, projeção de ideal do ego, escolha do psicótico, onde o amor é narcísico, buscando uma mae que um dia foi dele.

Narcisismo primário: corresponde a etapa em que a criança investe toda a libido toda a libido em si mesma. Trata-se do primeira narcisismo onde a criança toma a si mesma como objeto de amor, antes de investir em objetos externos.

Narcisismo secundário: corresponde a retirada da libido objetal, retomando para o próprio ego, o que deixa o ego inflado gerando sentimento de onipotência megalomania, paranoia, esquizofrenia... a psicose é maior evidencia clinica de narcisismo não tolera contato afetivo. Quanto mais a libido é retirada do objeto e reflui para o próprio ego, mais narcísico o ego se torna.

Modelo econômico modelo energético: aborda o montante de energia que circula pelo nosso psiquismo.

Processo Primario: descarga explosiva/imediata, aumento da pressão, exige uma descarga rápida, não consegue postergar. Ligada ao principio do prazer. Deslocamento= pula do seio materno para o polegar. Condensação=desejoXcastração. Representa o tipo de pensamento infantil=ilógico, incoerente encontrado no esquizofrênico. Comuns em quadros delirantes psicoses e manias.

Processo Secundario: o objetivo principal é controlar a descarga fazendo com q ela não seja feita de forma imediata , consite no concentração da energia.Ligada ao principio da realidade, Descarga é feita de forma concentrada. Pensamento do adulto, objetivo, logico, coerente.

Principio de prazer: é inato, se assemelha ao processo primário em seus elementos essenciais. A diferença entre eles esta na terminologia: processo primário linguagem física X principio do prazer linguagem qualitativa, sibjetiva, energia, sentimento).

Principio de constância: é correlato ao conceito de homeostasia (equilíbrio) encontrado na biologia.

Principio de Nirvana: tende a reduzir a um zero absoluto a quantidade de excitação(ausência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com