TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria de Maslov

Tese: Teoria de Maslov. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Tese  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 3

1. Por quais motivos a teoria de Maslow é uma das mais utilizadas para explicar ofenômeno da motivação no trabalho, tanto nos contextos organizacionais como institucionais?

Para respondermos essa pergunta é fundamental que a teoria seja brevemente explicada.

Maslow, psicólogo e especialista do comportamento humano elaborou uma a hierarquia das necessidades humanas. Ao atingirmos as necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e auto-realização atingimos também a satisfação necessária para desempenharmos melhor nossas atividades.

A teoria de Maslow aparte do principio de que todos os seres humanos possuem necessidades básicas que foram classificadas em cinco níveis:

1- Necessidades básicas ou fisiológicas: aquelas diretamente relacionadas à existência e a sobrevivência do ser humano, estando neste grupo as necessidades de alimento, água, vestuário, sexo e saneamento.

2- 2- Necessidades de segurança: estão nesse grupo as necessidades relacionadas à proteção individual contra perigos e ameaças como, por

exemplo, a necessidade de saúde, trabalho, seguro, previdência social e ordem social.

3- Necessidades sociais: relacionadas à vida em sociedade, englobando necessidades de convívio, amizade, respeito amor, lazer e participação.

Depois de satisfeitos os primeiros três níveis de necessidades – fisiológicas, de segurança e sociais – entramos nos dois níveis superiores (segundo Maslow): a necessidade de estima e a necessidade de realização pessoal, conhecidas por fatores motivacionais.

4- Necessidades do ego (estima): guardam relação com a auto-satisfação, caracterizando-se como necessidades de independência, preciação, dignidade, reconhecimento, igualdade subjetiva, respeito e oportunidades.

5- Necessidades de auto-realização: expressam o mais alto nível das necessidades estando diretamente relacionadas à realização integral do indivíduo.

Para que as necessidades básicas possam ser satisfeitas existem algumas precondições para que seja possível. São elas: liberdade de falar, liberdade de expressão, liberdade para investigar e buscar informação, liberdade para se defender e buscar justiça, equidade, honestidade e permanência garantida dentro do grupo.

Nosso comportamento é motivado por necessidades fundamentais que podem ser classificadas em necessidades superiores e inferiores. As necessidades inferiores dependem de condições internas do próprio. Já as superiores requerem condições externas favoráveis que estejam mais acessíveis à satisfação indivíduo.

Pressupostos da Teoria das Necessidades Humanas Básicas:

1- O princípio mais importante da vida motivacional é a organizaçãodas necessidades em uma hierarquia de prioridade ou potencial;

2- O comportamento humano está determinado pelas necessidades básicas e conseqüentemente motivado por elas;

3- Existem pré-condições para que as necessidades sejam satisfeitas;

4- Quando parcialmente ou satisfeita uma necessidade aparece outra do tipo superior;

5- As necessidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com