TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria psicanalítica

Tese: Teoria psicanalítica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Tese  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

A teoria psicanalistica foi desenvolvida pelo psiquiatra Austriaco Sigmund Freud no fim do Século XIX início do Século XX e esta intimamente relacionada a sua prática psicoterapeuta. É uma teoria que procura descrever a etiologia dos transtornos mentais. O desenvolvimento do homem e da sua personalidade , açém de explicar a motivação humana. Com base nesse copro teórico Freud desenvolve um tipo de psicoterapia.

Freud imaginavao aparelho psíquico do ser humano era uma um sistema de energia , cada pessoa é movida , segundo ele, por uma quantidade limitada de energia psíquica.

Ele explica trêrs níveis de consciência

O Consciente- que abarca todos os fenômenos que em determinado momento podem ser percebidos de maneira consciente pelo individuo

Pre-Consciente- refere-se aos fenômenos que não estão conscientes em determinado momento, mas podem tornar-se se o individuo desejar se ocupar com eles.

Inconsciente- diz respeito aos fenômenos e conteúdos que não são conscientes e somente são circunstâncias muito especiais, podem tornar-se ( o termo subconsciente e muitas vezes usado como sinônimos, apesar de ter sido abandonado pelo próprio Freud.

Segundo ele , os desejos e pensamentos humanos produzem muitas vezes conteúdos que causariam medo ao indivíduo, se não fossem armazenados no inconsciente . Este tem a função importantíssima de estabilização da vida consciente,.muitos desejos , sentimentos e motivos são inconscientes , podem ser muito dolorosos para se tornarem conscientes.

Freud organizou o aparelho psíquico em três estruturas

ID, EGO e SUPEREGO

ID – é a fonte da energia psíquica (líbido) O Id é formado pelas pulsões, instintos impulsos orgânicos e desejos inconscientes. Ele funciona segundo princípio do prazer, ou seja, busca sempre o que produz prazer. O Id desconhece juízo, lógica,valores, ética ou moral, sendo exigentes, impulsivo, cego irracional, anti-social e dirigido ao prazer. O Id é completamente inconsciente.

EGO- desenvolve-se a partir do Id com o objetivo de permitir que seus impulsos, sejam eficientes, ou seja, levando em conta o mundo externo é o chamado princípio que introduz a razão, o planejamento e a espera ao comportamento humano. A satisfação das pulsões é retardada até o momento em que a realidade permita satisfaze-lo com o máximo de prazer e com o mínimo de consequências negativas. A principal função do Ego é buscar uma harmanização inicialmente entre os desejos do Id e a realidade posteriormente entre essas e as exigências do Superego.

SUPEREGO- è a aprte moral da mente humana e representa os valores da sociedade . O Superego tem três objetivos : inibir (atráves da punição ou sentimento de culpa) forçar o ego a se comportar de maneira moral (mesmo que irracional)conduzir o indivíduo a perfeição,em gestos, pensamentos e palavras.

Ele descreveu muitos mecanismos de defesa

Repressão: é o processo pelo qual se afastam a consciência conflitos e frustações demasiadamente dolorosos p/ serem experimentados ou lembrados.

Formação reativa: consiste em orientar um procedimento e externar sentimentos opostos aos impulsos verdadeiros,indesejados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com