TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria psicológica

Tese: Teoria psicológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Tese  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

é um ramo de atuação dos profissionais da psicologia o qual dá ênfase às interações entre as emoções, pensamentos, comportamento e estados fisiológicos. Caracteriza-se por postular a não-existência da mente, tendo uma concepção monista do ser-humano.Quadro: "TEORIAS PSICOLÓGICAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA EDUCACIONAL"

Teoria psicológica Psicanálise

Principais autores e conceitos Sigmund Freud - especializou-se em psiquiatria, seu método de investigação consiste em buscar o significado inconsciente das palavras, ações e produções imaginárias de um individuo, o profissional tem como função ensinar e compreender a composição das formações psiquicas mais complicada, reduzindo os sintomas que provocam sofrimento. toda psicanálise está muito baseada ao trajeto pessoal de Freud, grande parte do conhecimento teórico foi baseado em experiências pessoais desse autor. Foi o criador da psicanálise.

Jacques Lacan - foi o segundo que mais contribuiu e deu continuidade a sua obra, para ele, a psicanálise é uma ciência, uma visão ou uma filosofia, psicanálise é uma prática onde através do método de livre associação chegaremos ao núcleo do seu ser, ele mostrou que o inconsciente se estrutura com a linguagem.

Carl Gustav Jung - o objetivo da psicanálise com abordagem junguiana é reconectar o ser com sua sabedoria interior, conexão com a multidimensionalidade do ser humano, o autor acreditava que todo ser tende a realizar o que existe nele em germe, a crescer, a completar-se a desenvolver o seu potencial. Muitos colocam a questão de observar o inconsciente.

Donalds woods winncott - desenvolveu sua psicanálise com base nas relações familiaresentre as crianças e o meio ambiente. Todo ser humano tem um potencial para o desenvolvimento, para tornar esse potencial como algo real, o ambiente se faz necessário e inicialmente esse ambiente é a mãe ou alguém que exerça a função materna.

Visão pedagógica O emprego da teoria psicanálitica como fundamento para uma abordagem psicológica de problemas educacionaispermite que se considere, simultaneamente, o desenvolvimento pleno do indivíduo e suas relações e a sociedade de que faz parte. Uma avaliação segura das possibilidades e limitações desse emprego exige um estudo sistemático da teoria que inclui os instintos e suas vicissitudes, em especial, a repressão e sublimação, o desenvolvimento da função sexual, o complexo de édipo, a identificação, o superego e o narcisismo. Com base nesses estudos, pode-se afirmar que as idéias de Freud sobre educação concentran-se em dois processos que se prolongam por toda a vida do individuo, o desenvolvimento do ego, e a integração à cultura. A aplicação do conhecimento psicanálitico tem que ser posto em prática desde os primeiros anos da infância, o que exigiria uma problemática orientação a pais e professores.

Contribuição para a prática educativa Umas das contribuições da psicanálise para a educação se dá através do estudo do psiquico e dos processos mentais, onde ocorre a aprendizagem, do estudo dos vários tipo de forma de pensamento, da aprendizagem atravésdos processos de identificação e de transferência que ocorrem na relação professor e aluno. Os estudos psicanalíticos devem direcionar-se mais a ajudar o educador na tarefa de educar. O educador precisa ajudar o seu aluno a buscar o seu equilibriona construção do seu ego, para que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com