TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias

Seminário: Teorias. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Seminário  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 4

01 - (UFSCar) Apesar de se considerarem defensores da democracia e do direito à autodeterminação dos povos, os Estados Unidos da América, desde o século XIX, executam uma ação imperialista agressiva, com intervenção política e/ou militar em diversos países e regiões. Na tabela, procura-se relacionar algumas áreas e formas de intervenção imperialista estadunidense com possíveis ações empreendidas por este país.

Estão corretas, apenas:

a) I e II.

b) I e IV.

c) II e III.

d) I, III e IV.

e) II, III e IV.

02 - (Fuvest) Responda a partir do gráfico:

a) Qual desses países teve mais gastos militares em relação ao PIB, em 2003? Justifique.

Em posição bem à frente dos demais, destacam-se a Grécia e os EUA, seguidos de longe pelo Reino Unido, Austrália e França. Como justificativa para os gastos da Grécia podemos citar a proximidadecom o Oriente Médio, península Balcânica e Chipre. Quanto aos EUA, os gastos justificam-se pela invasão do Iraque e manutenção de suas tropas naquele país desde 2003 e no Afeganistão desde 2001.

b) Qual país repassou mais recursos, em relação ao PIB, a países pobres em 2003? Justifique.

O pais que passou mais recursos aos países pobres, em relação ao PIB, foi a Suíça. Este repasse se justifica por sua posição histórica de neutralidade política (não participação) em conflitos mundiais, destinando então, verbas para o desenvolvimento social de economias mais frágeis.

c) Relacione a busca de paz mundial aos dados da tabela.

De acordo com o gráfico apresentado, a busca pela paz mundial fica quase impossível, se levarmos em consideração que os gastos governamentais com despesas militares são bastante superiores à ajuda ao desenvolvimento de países mais pobres. Isso, de certa forma, mantêm as desigualdades sócio-econômicas em níveis cada vez mais alarmantes, tornando-se estopim de conflitos em diversaspartes do mundo, inclusive nos países ricos, como França e Austrália.

03 - (Uff) Sobre o papel dos três grandes centros do poder mundial - Estados Unidos, União Européia e Japão - afirma-se, corretamente:

a) A hegemonia bélico-militar continua sendo dos Estados Unidos.

b) O domínio do estratégico setor de informática está nas mãos do Japão.

c) O poder econômico-financeiro se concentra cada vez mais na União Européia.

d) Os índices de desemprego mais elevados são os do Japão.

e) A hegemonia cultural e o maior controle de mídia pertencem à União Européia.

04 - (Pucmg) São características da atual ordem mundial, EXCETO:

a) a multipolaridade, ou seja, a existência de vários pólos ou centros de poder mundial.

b) a existência de três centros mundiais, com poderio econômico, tecnológico e político-diplomático: os Estados Unidos, o Japão e a União Européia.

c) a crescente cooperação e interdependência internacional e a diminuição da possibilidade de conflitos armados mundiais.

d) a existência de somente um agente ou ator no cenário internacional, controlador das relações econômicas e político-militares: o Estado Nacional.

e) a existência de uma realidade mais complexa, com múltiplas oposições ou tensões econômicas, étnicas, religiosas, ambientais etc.

05 - (Espm) Observe o texto e o mapa a seguir:

A partir de amanhã, soldados e policiais de Israel desarmados vão passar de porta em porta nos assentamentos judaicos (...) e notificar os moradores de que a permanência em suas casas depois desta quarta-feira será ilegal e que serão retirados à força. O plano envolve a transferência de 8.500 pessoas, 38 sinagogas e 48 túmulos. (Folha de S. Paulo, 15/08/05).

A região em questão, alvo de disputas entre palestinos e judeus desde 1967, e devolvida em agosto à Autoridade Palestina, está representada com o número:

a) 1

b) 4

c)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com