TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias De Moreno

Ensaios: Teorias De Moreno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução, conclusão e respostas das perguntas sobre os artigos:

Teoria dos Papéis de Moreno e Algumas reflexões sobre Psicoterapia

INTRODUÇÃO

Na vida exercemos vários papéis observáveis que assumimos dentro de situações imersos em um contexto social onde pessoas e objetos estão envolvidos e buscamos a cada dia transformarmos esses papéis através de ações. Exercemos papéis profissionais, papéis determinados por classes sociais, papéis constituídos por atitudes e ações adotados a partir dos anteriores, papéis afetivos e muitos outros. Muitas vezes exercendo esses papéis as pessoas se encontram angustiadas porque não são ou porque acham que não são o que deveriam ser ou por não conseguirem encontrar ou reencontrar a chave para obtenção de seu alimento de um universo aparentemente relutante o que lhes parece encher de privações, daí nasce à necessidade de buscar uma psicoterapia para se reencontrar e se sentir confortável dentro de seus respectivos papéis.

RESPOSTAS

1 – Como se estabelece a relação cliente/paciente e psicoterapeuta na abordagem centrada na pessoa?

O psicoterapeuta ajuda o cliente a enfrentar e superar todos os seus medos sejam eles reais ou imaginários, a descobrir que é capaz de enfrentar riscos e o mais importante de tudo o ajuda a descobrir que dentro do seu próprio espaço existem todos os recursos necessários para preencher as suas necessidades.

2 – Por quais motivos as pessoas buscam ajuda em psicoterapia?

Procuram para uma jornada em busca de tesouros que elas sentem que são necessários para o seu preenchimento ou para sua sobrevivência.

3 – Explique a concepção de Moreno (Faleiros, 2004) ao considerar que “(...) uma dimensão da existência humana que define o homem seria o inventario de papéis que o mesmo desempenha na sua vida”.

O indivíduo sente, pensa e age em função de uma multiplicidade de papéis fisiológicos, psicodramáticos e sociais que o definem.

4 – Explique o conceito de papéis, na teoria de Moreno.

Papel é a unidade de condutas inter-relacionais observáveis, resultante de elementos constitutivos da singularidade do agente e de sua inserção na vida social.

CONCLUSÃO

O artigo referente à psicoterapia explica métodos referentes ao tratamento de clientes que necessitam superar as dificuldades de sua existência. Com a ajuda da psicoterapia o cliente tem a oportunidade de compreender a si mesmo e redescobrir seu potencial, buscando e alcançando assim seu funcionamento pleno.

No artigo que diz respeito a teoria de papéis de Moreno aprendemos que o indivíduo exerce durante toda a sua vida diversos papéis que o representa em sua vida conforme o contexto ao qual está inserido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com