TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Psicogenéticas

Artigos Científicos: Teorias Psicogenéticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  2.156 Visualizações

Página 1 de 2

1) Responda as questões abaixo, de acordo com o texto que você acabou de ler:

1. Qual é o princípio que explica o desenvolvimento humano segundo a teoria Inatista-maturacionista?

As teorias inatista-maturacionista, partem do pressuposto de que os fatores hereditários e a maturação são fundamentais para o desenvolvimento humano. O desenvolvimento e a aprendizagem são dói processos que se inter-relacionam. O desenvolvimento é visto como um processo mediado, ou seja, as mudanças que ocorrem ao longo da vida estão marcadas pela interação que as pessoas estabelecem com seu meio social e cultural.

2. Qual é o papel da aprendizagem nessa teoria?

Essa perspectiva do principio de que os fatores hereditários ou de maturação são preponderantes para o desenvolvimento da criança. Isso significa deixar em segundo plano os fatores relacionados à aprendizagem e à experiência. A aprendizagem dentro dessa perspectiva fica relegada a um segundo plano.

3. Que conseqüências essa forma de pensar o desenvolvimento e a aprendizagem pode ter para a pratica educativa?

Essa forma de pensar, levada ao limite, pode ter conseqüências nefastas. Trata-se de pensar que as diferenças no desempenho de determinada tarefa ocorrem em razão de uma herança genética ou mesmo de raças e não por causa de diferenças culturais ou de oportunidades.

2) Complete o quatro abaixo, de acordo com o texto desta aula:

Na perspectiva Os fatores do desenvolvimento O aluno é visto como... O professor é visto como...

Inatista-maturacionista A hereditariedade (herança genética e a maturação). O aluno é visto como uma evolução genética de seus pais. O professor tem um papel limitado, pois se restringe ao respeito às diferenças etc.

Comportamentalista O desenvolvimento seria o resultado das multiplicas aprendizagens acumuladas durante a vida. O aluno coloca-se em uma situação passiva, à mercê do que irá ocorrer durante o professo de ensino-aprendizagem. O professor detém o conhecimento absoluto do conteúdo a ser repassado e pode programá-lo.

Teorias Psicogenéticas As teorias Psicogenéticas adotam outra forma de pensar o desenvolvimento e a aprendizagem humana. O aluno tem um conhecimento prévio, ou seja, que esse conhecimento constituído em seu cotidiano, e que esse conhecimento precisa ter lugar na sala de aula. Importante que o professor escute o aluno deixe que ele coloque sua forma de ver e pensar a vida estimule sua criatividade etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com