TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias psicanalitica I

Por:   •  2/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

Quando a tia Dirce leva João no consultório e nos mostra que ele tem uma infância difícil por conta das circunstâncias que aconteceram, podemos notar que ele adota uma imagem da mãe com uma imensa malvadeza, que na maioria das vezes não é a mãe verdadeira, e com isso surge a fantasia do inconsciente. Percebemos que a mãe é uma pessoa que fez falta em toda parte do crescimento, e crianças quando nascem tem o primeiro contato físico com os seios da mãe, como João tinha uma mãe fragilizada por conta das brigas com o pai e alterações de humor, ele não tinha o seio no momento em que ele desejava, fazendo com que ele veja o seio da mãe como um ''seio mau'', o seio mau é aquele que frustra infinitamente e a criança começa uma serie de ataques em relação ao seio em forma de fantasias com suas armas orais. E uma vez que são acompanhadas do instintos, seja ele libido ou agressivo, eles veem desde o nascimento.

A tia Dirce também nos mostra que João tem problemas comportamentais e faz necessidades na própria cama. Essas circunstâncias são dadas pelo fato de que os momentos agressivos gerassem fantasias agressivas. Através dos mecanismos e introjeção e projeção a criança constrói seu mundo interno, sua personalidade, por meio da elaboração das fantasias.

Como João via o seio da mãe como ''seio mau'' ele tinha a fantasia de destruir ele com a boca, porém ao passar do tempo o interesse da criança desloca-se de fenômenos associados á boca para outros associados ao ânus. A fase oral perde forças com a emergência da fase anal, fazendo com que João faça suas necessidades em sua cama.

Aparentemente João e Maria não brincavam muito quando eram pequenos, mas as brincadeiras são muito importantes nessa fase da vida pois a criança deve brincar livremente para que as suas fantasias, a sua agressividade e suas angústias possam ser liberadas naturalmente. E para concluir o primeiro alvo principal das fantasias de João foi o corpo de sua mãe, que é a porta para a descoberta do mundo externo por ele ou qualquer criança, ou seja a agressividade de João vem desde o nascimento desde o primeiro contato com sua mãe biologia alias a falta desse contato entre mãe e filho, e com tantos problemas vividos que ele vivenciou ele adquiriu essa fantasia agressiva que ele tem, é como se fosse uma alto proteção dele por ele ter esse desvio de personalidade com isso ele se tona uma criança agressiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com