TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias sobre Liderança

Artigo: Teorias sobre Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  Artigo  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 5

Liderança

Liderança é a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos. A origem dessa influencia pode ser formal ou não. Os líderes podem surgir naturalmente de dentro de um grupo ou por indicação formal.

Teorias sobre Liderança

1. Teoria dos traços : Os 6 traços que costumam diferenciar os líderes dos liderados são: ambição e energia, desejo de liderar, honestidade e integridade, autoconfiança, inteligência e conhecimentos relevantes para o trabalho. Além disso parece ser importante que os líderes tenham elevado grau de automonitoramento.

A conclusão que se chega é que alguns traços aumentam a probabilidade de sucesso de um líder, mas nenhum deles é garantia de sucesso.

Limitações da teoria dos traços: a) não existe nenhum traço universal que possa prever a liderança em qualquer situação. b) os traços prevêem mais a liderança em situações “fracas” do que em situações “fortes”.c) as evidências são pouco claras quanto ao que é causa e o que é efeito (p.ex. os líderes são mais auto-confiantes ou o sucesso na liderança é que leva à autoconfiança?)

2. Teorias Comportamentais:As limitações das teorias dos traços, levaram os pesquisadores a investigar o comportamento dos líderes. Essas teorias tiveram por base, estudos realizados no fim da década de 40. São esses estudos :Estudos da Universidade de Ohio: que chegaram a duas dimensões responsáveis pelo comportamento de liderança descritos pelos funcionários.

Estas duas dimensões são: A Estrutura de Iniciação ( extensão em que um líder é capaz de definir o seu papel e o de seus subordinados na busca de objetivos)

A Consideração: capacidade de manter confiança mútua, respeito às idéias dos funcionários e cuidado com os sentimentos deles.

Líderes com estas duas características seriam de estilo “ alto-alto” e obtêm mais desempenho e mais satisfação dos funcionários do que os que têm baixa pontuação nestas qualidades. Porém até isto não funciona sempre.

Estudos da Universidade de Michigan: Chegou a duas dimensões- a) Orientação para o funcionário (líderes que enfatizam as relações interpessoais demonstravam interesse pessoal nas necessidades de seus funcionários e aceitavam as diferenças dos membros do grupo) e b) orientação para a produção (enfatizavam aspectos técnicos e práticos do trabalho).

A liderança voltada para os funcionários estava associada com maior produtividade do grupo e maior satisfação no trabalho.

Estudos Escandinavos: As abordagens até aqui apresentadas foram desenvolvidas entre o final da década de 40 e o início da década de 60, momento em que, como era previsível, não sedava muita relevância a fatores como desenvolvimento de novas idéias e implementação de mudanças, não sendo estes fatores críticos naqueles anos. Então pesquisadores da Finlândia e Suécia reavaliaram se existiam realmente só duas dimensões para capturar a essência do comportamento de liderança.Conduziram novos estudos e chegaram à conclusão que existia uma terceira importante dimensão relacionada com a liderança eficaz: a orientação para o desenvolvimento.As abordagens anteriores que enfocavam apenas dois comportamentos de liderança não mais capturavam adequadamente a liderança no séc.XXI .

Teorias das contingências:

Prever o sucesso da liderança contudo, é muito mais complexo do que identificar alguns poucos traços ou comportamentos com ela relacionados. Um tipo de liderança que funciona numa situação, pode não funcionar em outras. Apareceram então abordagens para a identificação de varáveis situacionais básicas. Cinco delas foram mais amplamente reconhecidas: o modelo de Fiedler, a teoria situacional de Hersey e Blanchard, a teoria da troca entre líderes e liderados e os modelos de meta e caminho e de participação e liderança.

O Modelo de Fiedler:

O modelo de contingência de Fiedler propõe que a eficácia do desempenho do grupo depende da adequação entre o estilo do líder e quanto de controle a situação proporciona a ele. O estilo de liderança de uma pessoa é fixo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com