TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoricos Da Pedagogia

Dissertações: Teoricos Da Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  1.793 Palavras (8 Páginas)  •  845 Visualizações

Página 1 de 8

JEAN PIAGET (1886-1980)

Um pioneiro no estudo da psicologia infantil

Jean Piaget era um dos teóricos mais conhecidos, principalmente na Europa onde aprofundou sua teoria da psicologia do desenvolvimento humano; Psicólogo e filósofo suíço, conhecido por ser pioneiro no campo da inteligência infantil, sua teoria foi de grande importância para ser a psicologia e pedagogia, foi um avanço para educação infantil em todas as suas fases.

Piaget nasceu no dia 09 de agosto de 1986 na Suíça, Jean era uma criança que se interessava por estudos com a influência de seu pai, que era religioso e ligado as questões sociológicas e professor da literatura medieval. Logo criança publicou seu primeiro trabalho sobre a observação de um pardal albino, desde já iniciava sua carreira brilhante cientifico, já trabalhava no museu de historia natural.

Formado em Biologia e filosofia, recebeu seu doutorado com 22 anos de idade. Em Zurich trabalhou como psicólogo experimental observava os grandes professores como Jung. Trabalhou como psiquiatra em uma clínica que ajudou em seus estudos com analise de psicologia com os clientes, através de conversas e entrevistas para melhor entendimento do desenvolvimento humano.

Jean Piaget trabalhou também com outros psicólogos infantis, como Alfred Binet que desenvolveu teste de inteligência específico para crianças, Piaget observava que as crianças da mesma idade cometiam erros, e que o conhecimento desenvolve a partir do desenvolvimento gradualmente. Na Suíça Piaget iniciou o maior trabalho observando crianças em suas atitudes e maturações, registrando seus gestos suas atitudes, palavras, e o raciocínio de cada fase.

Piaget casou-se e teve três filhos, e com eles desenvolveu grande parte de sua teoria, onde na observação de seus filhos conseguia ver o pensamento a maturação do raciocínio de cada uma delas em suas fases diferentes. Foi professor em varias universidades da Europa, onde passou para seus donos grandes conhecimentos em pesquisas e teorias sobre a psicologia da educação.

Em sua obra desenvolveu as ciências da psicologia do desenvolvimento a teoria cognitivo e mologia genético, relatando em suas obras como entender a evolução do conhecimento de cada criança, formulando em sua teoria que o conhecimento evolui progressivamente, assim podendo diagnosticar que a forma de uma criança pensar é diferente da fase adulta.

Desenvolveu os estágios;

Estágio sensório – motor de 02 a 03 anos, onde as crianças percebem os objetivos que veem e descobrem as próprias ações.

Pré-operatório – de 02 /03 aos 06/07 anos. Controla suas funções motoras e habilidade verbal.

Operatório Formal – 06/07 aos 10/12 anos. Raciocínio logico começa a lidar com números letras e habilidades de solucionar problemas.

Operatório Formal – 12 á 15 anos. Constrói pensamentos concretos capaz de pensar cientificamente em conceitos lógicos.

Isso tudo ajudou nos métodos de educação para as crianças na abordagem direta com os alunos de cada faixa etária em seus desenvolvimentos, na teoria de Piaget as crianças são as próprias construtoras ativas do conhecimento. Jean Piaget contribuiu muito com seus conhecimentos para as áreas da psicologia e pedagogia.

Biografia Jean Piaget

Jean William Fritz Piaget, nasceu em 9 idade agosto de 1886 em Genebra/Suíça e faleceu em 16 de setembro de 1980,foi um epistemólogo suíço, considerado um dos maiores pensadores do século XX .Seu pai (Arthur Jean Piaget), um calvinista convicto ,era professor universitário de literatura medieval na universidade de Neuchâtel. Desde criança interessou-se por mecânica, fosseis e zoologia. Jean Piaget foi uma criança precoce, sendo seu primeiro livro publicado aos 11 anos de idade.

O ano de 1919 foi uma marca em sua vida. Jean Piaget iniciou seus estudos experimentais sobre a mente humana e começou a pesquisar também sobre o desenvolvimento das habilidades cognitivas. Seu conhecimento de Biologia levou-a a enxergar a desenvolvimento cognitivo de uma criança como sendo uma e revolução gradativa.

Em 1923 Jean Piaget voltou à Suíça e tornou-se diretor de estudos no instituto J.J Rousseau da Universidade de Genebra. Lá foi onde ele iniciou o maior trabalho de sua vida, ao observar as crianças brincando e registrar meticulosamente as palavras, ações e processo de raciocínio delas.

Jean Piaget foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Passou grande parte de sua carreira profissional interagindo e com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Seus estudos tiveram grande impacto sobre os campos da psicologia e pedagogia. Durante a sua vida Piaget escreveu mais de cinquenta livros e centenas de artigos.

Frase de Jean Piaget;

“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas propõe”.

A teoria de Piaget sobre a construção do conhecimento, apesar de não ser nova, mantém ainda hoje uma importância muito grande para explicar a gênese e o desenvolvimento da inteligência no ser humano. Muitos teóricos e pedagogos tem utilizado esta teoria ao ensino e educação, e alguns autores partindo dessa base, desenvolveram outras teorias sobre a mesma temática.

A teoria pode ajudar-nos a compreender grandes linhas sobre a construção do conhecimento, e assim, adequarmos um pouco melhor, a nossa relação com o mundo e os outros. Pode ser uma contribuição de Piaget, principalmente no que se refere ao mundo do ensino e da educação.

LEV SEMENOVITCH VYGOTSKY

Vygotsky era muito alem de seu tempo em pesquisas para compreender o sujeito em sua historia e complexidade. Seu propósito era de compreender o desenvolvimento psicológico e a cultura do sujeito em suas atividades sociais. Foi professor e pesquisador nas áreas de psicologia, pedagogia, filosofia, literatura, deficiência física e mental, atuando em diversas instituições de ensino e pesquisa. Morreu aos 37 anos vitima de tuberculose, escreveu aproximadamente 300 trabalhos científicos, que relacionam a educação, questão teórica relativa a ciências humanas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com