TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Emoção

Ensaios: Tipos De Emoção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/7/2013  •  2.046 Palavras (9 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 9

Tipos de Emoções

António Damásio distingue três tipos de emoções:

- Emoções primárias/ iniciais/ universais: surgem durante a infância, sendo úteis para uma reação rápida quando emergem determinados estímulos do meio. Envolvem um elevado fluxo de energia e podem existir sem termos consciência delas, caso sejam inatas. Além disso, refletem diretamente as mudanças dos estados de espírito. É neste tipo de emoções que se enquadra o medo, a alegria, a tristeza, a raiva, a surpresa e a aversão.

- Emoções secundárias/ sociais/ adultas: experimentadas mais tarde, dependem de uma aprendizagem e, portanto, de interações sociais. Implicam uma avaliação cognitiva das situações, envolvendo, por isso, as áreas do córtex pré-frontal. Temos como exemplos a vergonha, o ciúme, a culpa e o orgulho.

- Emoções de fundo: causadas, por exemplo, por um esforço físico intenso, pelo remoer de uma decisão complicada de tomar ou pela ansiedade em relação a um acontecimento agradável/desagradável que nos espera. Temos como exemplos o bem-estar, o mal-estar, a calma ou a tensão.

Tipos de emoções

As emoções podem dividir-se ou ramificar-se em forma de atitudes que as distinguem. As emoções seguintes são apenas alguns exemplos do que ocorre no nosso cérebro quando de certas emoções:

Raiva: Quando alguém se sente enraivecido toma atitudes violentas como por exemplo, disparar um tiro sobre alguém. A adrenalina entre outras hormonais é segregada pelos fortes batimentos cardíacos que levam o indivíduo a estas atitudes violentas;

Medo: o sangue nesta situação corre para todos os músculos mais rapidamente permitindo a fuga e movimentos rápidos. No entanto, o corpo imobiliza-se ainda que por um espaço de tempo muito breve, talvez para permitir ao indivíduo a possibilidade de pensar em agir ou fugir. O corpo fica pronto para agir em alerta permanente.

Amor: os sentimentos de afeição e satisfação sexual implicam estimulação parassimpática, que, ao contrário dos outros exemplos provoca um estado geral de calma e satisfação, facilitando a cooperatividade em vez de fugir ou defender-se;

Felicidade: inibe o aparecimento de sentimentos negativos e favorece o aumento da energia existente. No entanto não ocorre nenhuma mudança particular na fisiologia, a não ser uma tranqüilidade que faz com que o corpo se recupere rapidamente do estímulo causado por emoções perturbadoras. Este estado de tranqüilidade dá ao indivíduo uma predisposição para executar com entusiasmo e motivação qualquer tarefa que surja. Tristeza: surge a quando de uma grande perda como a morte de alguém ou decepção significativa. A tristeza acarreta uma perda de energia e de entusiasmo pelas atividades da vida, em particular por diversões e prazeres. Quando a tristeza é profunda aproxima-se de depressão, a velocidade metabólica do corpo fica reduzida. Esse retraimento introspectivo cria a oportunidade para que surja lentamente uma perda ou frustração. A dicotomia emocional/racional aproxima-se da distinção que popularmente é feita entre “coração” e “cabeça”. Há uma acentuada gradação na proporção entre controlo emocional da mente; quanto mais intenso é o sentimento mais dominante é a mente emocional e mais intelectual a racional.

Tipos de Emoções por classificação alfabética:

A- aborrecimento- aflição- amizade- afetividade- agressividade- ansiedade- apatia- arrependimento- angústia.

B- Brisas de sensações.

C- carinho- ciúmes- compaixão- coragem- curiosidade(emoção).

D- desapontamento- desculpa- dó (sentimento).

E- egoísmo- empatia-- euforia.

F- felicidade.

G- gratidão.

H- histeria- hostilidade.

I- impulsividade- inveja- ira- indecisão.

L- lascívia.

M- medo- mágoa.

N- nojo- nostalgia.

O- orgulho- ódio.

P- paixão-paz interior- prazer-preguiça- preocupação- pânico-procrastinação.

R- raiva- remorso- resignação-riso(doentio).

s- saudade- simpatia(sentimento)-sindrome do falso amor-solidão-susto.

T-tristeza- tédio.

V- vergonha- vaidade.

Segundo o dicionário do site Integração Corpo Mente, emoção é um estado sentimental momentâneo em que o indivíduo tem seu organismo excitado. Há diversos tipos de emoção: medo, cólera, alegria, tristeza, piedade, felicidade, remorso, admiração, amor, ódio, culpa, vergonha etc. As emoções podem verificar-se como: experiências emocionais (quando o indivíduo sente a emoção), comportamento emocional (quando é levado, pelo sentimento, a fazer algo), além de se notarem também alterações fisiológicas que correspondem ou são provocadas diretamente pela própria emoção: ficar "corado" de vergonha, ficar "branco" de susto, ter batidas do coração aceleradas por causa do medo etc.

Logo se vê que toda emoção é um sentimento que pode levar a uma ação (preparação motora): um sentimento de cólera leva ao ataque, um sentimento de grande tristeza provoca o choro "para desabafar". Evidentemente, a intensidade das emoções varia muito, e se a tensão resultante da emoção for muito alta, haverá o impulso para uma ação correspondente.

É muito difícil e até impossível "descrever" as emoções, simplesmente porque se trata de sentimentos próprios e que dependem inclusive da experiência pessoal de cada um. Entretanto, há relações íntimas do sentimento com a atividade muscular e glandular do indivíduo.

Assim, temos: aceleração da circulação sangüínea (aceleração das batidas do coração), tremor nas pernas, sorriso franco, suor ("Fulano suou frio quando viu a onça!"), choro, empalidecimento momentâneo ou ruborização das faces, contração dos músculos faciais. Em geral, a emoção está ligada a uma situação específica (medo daquela onça; amor por aquela moça), mas também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com