TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificar uma sociedade pós-industrial

Tese: Identificar uma sociedade pós-industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2014  •  Tese  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

1 – Defina a sociedade pós – industrial e apresente, explicando, suas principais características.

R: A sociedade pós industrial, não implica a dispensa do trabalho estritamente produtivo de bens, mas a perda em importância desse setor da economia. Isso significa que, para atender às necessidades essenciais das sociedades humanas, o número de produtores industriais e a quantidade dispensada de força de trabalho humano têm sido decrescentes, assim como no setor primário. Poderia se caracterizar como sociedade do “não trabalho”, devido sua utilização tecnológica na produção e do fatio dos bens produzidos serem imateriais. Suas principais característica são:

• A passagem da produção de bens para a economia de serviços.

• A premininência da classe dos profissionais e dos técnicos

• O caráter central do saber teórico, gerador da inovação e das ideias diretivas nas quais a coletividade se inspira.

• A gestão do desenvolvimento técnico e o controle normativo da tecnologia

• A criação de uma nova tecnologia intelectual

Podemos dizer que a sociedade pós industrial é aquela que teve maior capacidade de agir sobre si mesma e portanto, aquela onde se encontra o maior volume de comunicação, na sociedade pós industrial o que está em causa é a utilização social dos bens simbólicos que ela produz maciçamente.

Suas vantagens para a sociedade era a educação em massa devido ao acesso às informações e conhecimento.

2 – Faça uma comparação entre os modos de organização da produção Taylorista– fordista com os modos da organização toyotista e volvista

R: O modo de organização toyotisma –fordista é baseado na separação entre trabalho mental e físico e na fragmentação das tarefas, caracterizado pela alteração acelerada do ambiente. Surgindo o conceito de produção e consumo em massa, focalizando a indústria automobilística Henry Ford introduziu seus conceitos de produção, conseguindo com isso reduzir custos e melhorar substancialmente a qualidade, neste novo sistema o operário não tinha perspectiva de carreira e tendia a uma desabilitação total.

O modo de organização toytotista – volvista refere-se a uma produção flexível, surge o toyotismo que cria inovações técnicas que possibilitavam uma alteração dos equipamentos de moldagem; o volvismo ajusta sua estratégia a dois fatores fundamentais: a internacionalização da produção e a democratização da vida no trabalho.

) A segunda questão não está desenvolvida suficientemente. Há que se destacar e comparar características típicas da forma de organização taylorista-fordista da produção em relação às formas "flexíveis", neste caso, as do toyotismo e volvismo. Você localizou e uso o texto indicado para resolução da questão?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com