TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRÍTICAS À INSUSTENTABILIDADE DO MODELO DE DESENVOLVIMENTO E DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO CAPITALISTA DA SOCIEDADE INDUSTRIAL MODERNA, ASSIM COMO AO COMPORTAMENTO DE CONSUMO CARACTERÍSTICO DESTA SOCIEDADE.

Pesquisas Acadêmicas: CRÍTICAS À INSUSTENTABILIDADE DO MODELO DE DESENVOLVIMENTO E DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO CAPITALISTA DA SOCIEDADE INDUSTRIAL MODERNA, ASSIM COMO AO COMPORTAMENTO DE CONSUMO CARACTERÍSTICO DESTA SOCIEDADE.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 2

Analisando o significado da palavra sustentável no dicionário, encontramos algumas definições: Que se pode sustentar, que se pode defender, que tem condições para se manter ou conservar (ex.: desenvolvimento sustentável). = SUSTENTADO.

“E isso é absolutamente insustentável. Digamos que, se fosse possível, num passe de mágica, fazer um desenvolvimento miraculoso do mundo e todas as pessoas passassem a consumir com o norte-americano, o europeu ou os japoneses. Não seria possível. Não há base física para isso. Como já disseram anteriormente os biólogos, se estendêssemos os padrões de consumo do primeiro mundo a todo mundo precisaríamos de mais dois ou três planetas” (Primeira Ministra da Dinamarca, 2002)

Como pode haver sustentabilidade se da forma que está não conseguiremos manter ou conservar nossos recursos naturais e a igualdade social, em um mundo onde 99% das coisas que consumimos se transforma em lixo, onde a falta de consciência da população e a manipulação da mídia e do sistema fazem que as pessoas não reflitam sobre a consequência de suas atitudes consumistas em relação ao mundo?

No Brasil, principalmente, a corrupção do governo, que deveria ser “das pessoas, pelas pessoas, para as pessoas” (VIDEO – A HISTÓRIA DAS COISAS). É notório que a preocupação é outra.

As grandes corporações tem um papel fundamental nas ações de nossos políticos e a população brasileira é manipulável. Essa combinação é fatal para a sustentabilidade, pois se torna inviável a mudança da situação se não há consciência do povo em questões importantes para qualidade de vida e de conservação do mundo. Há um conformismo dos brasileiros com a questão política, e inversão de valores. O errado acontece sempre, que acaba se tornando natural, normal. Raros os políticos que seguem a politica de fazer o melhor para as pessoas, só fazem para beneficio próprio e para as grandes corporações.

O correto seria que nossos governantes cobrassem das empresas, atitudes de sustentabilidade e qualidade de vida, que as pessoas percebessem o real valor da mudança de hábitos que prejudicam o mundo.

Mas apesar de toda essa reflexão da insustentabilidade, unir as ideias às ações nunca vai ser uma atitude fácil de realizar, pois é um ciclo muito bem protegido e fortalecido pelo governo e pelas corporações, que mantem a maioria reprimida, ignorante, conformada e manipulável, e é justamente isso, a mudança da consciência da maioria que poderia mudar algo no Brasil e no mundo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3276543-EI11351,00-Relatorios+de+Insustentabilidade.html

Acesso em: 20 de maio de 2012. Às 10hs

Terra Azul, http://www.terrazul.m2014.net/spip.php?article96

Acesso em: 20 de maio de 2012. Às 10hs

LEONARD, Annie “História das Coisas”. Documentário, Estados Unidos, 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com