TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Pedagogia

Dissertações: Trabalho De Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 5

EDUCAÇÃO INFANTIL

A concepção de infância que trazemos hoje pela teoria estudada entre o cuidar e o educar tem mostrado uma concepção de infância já definida, porém esta definição não foi criada no momento atual, ela vem de uma construção histórica, com raízes no passado. É preciso compreender esta construção para entendermos melhor as práticas educativas e o ser criança que está restrito ao tempo e ao espaço passando por uma grande transformação ate os dias atuais.

Uma mudança considerável, inspirando então a educação ate o século xx. Nesse sentido, as instituições que atendem as crianças da educação infantil se constroem também ao longo da historia, hoje temos leis que atribuem às crianças direitos com absoluta prioridade, envolvendo além do cuidar, o educar para seu pleno desenvolvimento como cidadão. Ainda com tantas transformações, as práticas educativas ainda estão em fase de reconstrução, apesar de estar claro que grande parte dos educadores não se interessa pela educação como deveriam buscando capacitação para o trabalho com a Ed infantil, É necessário quebrar paradigmas, refletir sobre as práticas que ainda não se modificaram.

[...] a profissionalidade docente diz respeito a ação profissional integrada que a pessoa da educadora desenvolve junto das crianças e famílias com base nos seus conhecimentos, competências e sentimentos, assumindo a dimensão moral da profissão. Segundo Formosinho (2000 apud MACHADO, 2002,p.134):

A luz do R.C.N o cuidar aparece totalmente imbricado no educar, deixando claro que o cuidar na Educação Infantil deve ser realizado de forma que ajude no desenvolvimento integral da criança auxiliando assim na construção de sua autonomia, o profissional da Educação infantil quando prepara a aula que dará noção de direção para as crianças, ou seja, longe e perto, direita e esquerda, a criança ao mesmo tempo em que está construindo conceitos de direção, o professor também automaticamente cuidará do aspecto psicomotor.

Sendo o Projeto Pedagógico um documento referencial para o desenvolvimento de um ensino de qualidade, o estudo aborda a importância da participação do professor na sua elaboração e na sua implementação com experiência em educação no Ensino Fundamental e Infantil onde percebemos que não é comum a participação dos docentes nos planos da escola, principalmente, o Projeto "Político" Pedagógico, e não está à disposição da comunidade escolar, sem essa atitude do professor, ele não será "político" e nem tão pouco eficaz; será apenas mais um documento burocrático na gaveta. Planejar é refletir sobre que cidadões querem formar, é prever aprendizagens significativas, é criar oportunidades com participação ativa de alunos para novos conhecimentos, é agir de forma permanente com sucesso do aluno no contexto escolar.

Metodos de alfabetização e a importancia do ambiente alfabetizador na educação infantil é utilizar essas praticas em suas vivências, compreender a importancia da utilizaçao desta pratica e a transformaçao que ocorre com a criança tornando possivel que se modifica o pensamento e sinta capaz de intervir na sociedade, batalhar pelos seus direitos e sentir-se realmente parte de uma sociedade, assim garantir a sua plena cidadania, a criança é concebida como um ser dinâmico, que a todo momento interage com a realidade, operando ativamente com objetos e pessoas. Essa interação com o ambiente faz com que construa estruturas mentais e adquira maneiras de fazê-las funcionar.

Diz Vygotsky (1989):

“As potencialidades do indivíduo devem ser levadas em conta durante o processo de ensino-aprendizagem. Isto porque, a partir do contato com uma pessoa mais experiente, as potencialidades do aprendiz são transformadas em situações que ativam nele esquemas processuais cognitivos ou comportamentais, ou de que este convívio produza no indivíduo novas potencialidades, num processo dialético contínuo”.

Os objetivos da educação infantil devem estar voltados ao desenvolvimento da criança. Esse não pode ser somente o desenvolvimento físico, mas precisa ser formada a consciência crítica visando à autonomia dessa criança. A roda de conversa tem uma grande importancia para o desenvolvimento da oralidade da criança, enquanto atividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com