TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Psicologia Social

Artigos Científicos: Trabalho De Psicologia Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 2

* Sobre o filme “A caça”

No filme “A caça”, Lucas é um professor de jardim de infância em uma cidade do interior da Dinamarca, onde é muito querido por seus amigos e alunos. Até que um dia, uma de suas alunas, Klara de cinco anos, que também é filha de seu melhor amigo, diz à diretora da creche que o professor tinha lhe mostrado suas partes íntimas. Na verdade, ela apenas reagiu a uma paixão não correspondida pelo professor. Baseando-se no capítulo I do livro “Obra de arte e vida”, trata-se a partir de uma perspectiva empírica quantitativa, que define a psicologia social como uma disciplina que investiga as interações sociais. Observei alguns pontos relevantes dessa psicologia social empírica quantitativa em relação ao filme:

- A percepção social e interação: o processo de interação começa com a percepção de pessoas, que passa pela ação de nossos interesses, misturado com valores, estereótipos e outros esquemas sociais. Assim, a diretora da creche ao ouvir o que a menina tinha a dizer, acreditou nela, sem conversar antes com o professor, contou a mãe da menina como se fosse uma verdade, ocorrendo assim, o fenômeno de percepção e primeira impressão, onde a diretora tem um juízo apressado que se forma a respeito do professor, apenas pela informação dita pela menina.

- O estado de quem recebe a percepção sobre o outro: o estado em que se encontra o receptor da informação (no caso, primeiro a diretora) tende a projetar sentimentos, as próprias intenções e diversos fatores. É o que acontece quando a diretora ouve Klara e se mostra mais sensível a sua historia (pois ela é uma criança) do que a de Lucas. Questões internas, sentimentos, necessidades e outros fatores influenciam na percepção do receptor, até mesmo no sentido de torna-las percepções enganosas ou imprecisas como acontece quando seus pais, os pais de outras crianças e toda a cidade fica sabendo da suposta “pedofilia”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com