TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Psicologia Social

Por:   •  21/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 3

Uniabeu - Centro Universitário

Matéria: Psicologia social 2                Professor: Diogo Cesar Nunes da Silva

Turma: P352

Alunas: Cenília Duarte Lopes Gonçalves 61620415

         Vanessa Cabral Marins Ferraz  61620481

Questão 1:  Por que para S.Lane,"toda psicologia é social"?

R: De acordo com Silvia Lane, o homem enquanto indivíduo social,tem que ser analisado  no sentido geral e não de forma fragmentada, conforme definido por (LANE 2002, p.12), o indivíduo não pode ser reduzido a si mesmo, isolado do social. Tendo a ser visto no sentido amplo,por inteiro, de corpo e mente, emoção e razão, determinando e determinante da Sociedade, de forma que, o que acontece com um afeta o outro.

Questão 2: Considerando as articulações entre psicanálise e materialismo dialético, contextualize e explique a frase de Adorno que diz "[...]Toda ênfase da propaganda consiste em promover os meios[...], ela funnciona como um tipo de realização de desejo".

R: A propaganda consiste em reproduzir a mentalidade dos seus idealizadores, de certa forma promovendo os meios atendendo seus interesses e reforçando as ilusões do indivíduo, satisfazendo seus desejos. Para o autor Jorge Coelho, o homem vive imerso em ilusões, pois de certa forma torna se supotável a “miséria da vida real”(SOARES,2010,P.493).

Podemos observar nas propagandas de cervejas, onde o vocábulario utilizado, há uma concordância, que procede do grau aumentativo, a maneira que o enunciado está sendo transmitido dá a sensação de que passar o final de semana tomando um “cervejão”, com o “amigão”e um “mulherão”, nada mais é que, um final de semana perfeito. O mesmo passa para o receptor um momento de descontração, alegria, lazer com os amigos e paquera, e para isso você só precisa consumir a cerveja. Quem compra sonhos não está comprando produtos e sim um estilo de vida, porque no fundo está satisfazendo suas necessidades emocionais sem racionalidades em suas ações consumistas.

Questão 3: A partir da bibliografia estudada,avalie a relação entre"consumismo e sofrimento psíquico" no contexto da "pós modernidade".

R: Os esforços que o indivíduo realiza com o intuito de ser feliz, demonstra surtir o efeito contrário,isto é, colocá-lo em um constante estado de sofrimento, deste modo,quanto mais o sujeito se torna manipulável a sedução e apelo dos objetos, mais ele vai de encontro ao vazio de sua vida, e a medida que isso aumenta, mais ele deseja consumir desesperadamente. Sendo assim, de acordo com os autores Soares,Ewald(              ), como a lei do desejo é desejar, o próprio desejo, não há nenhuma chance de que esta incompletude se preencha desta forma, o que leva o sujeito pós moderno a continuar a comprar compulsivamente.  

Questão 4: Por que, para Zizek,"a ideologia não é simplesmente uma falsa consciência, uma representação ilusória da realidade"?

R: Segundo  o autor, não se trata simplesmente de questões ilusórias, mas sim reais, algo que é capaz de sustentar a própria existência do homem. Para ele a realidade ideológica não é a falsa consciência de um determinado ser social, mas sim este ser, na medida que ele está amparado por essa falsa consciência. Mesmo sendo uma visão distorcida, a ideologia produz para o sujeito, a sua própria realidade. Para o autor "(...) a ideologia não é simplesmente uma "falsa consciência", uma representação ilusória  da realidade, pois a realidade já deve ser concebida como "ideologia"(ZIZEK,2003,P.46-47).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com