TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Em Equipe

Exames: Trabalho Em Equipe. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  3.308 Palavras (14 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 14

Conceitos e definições

Não há dados que comprovem quando surgiu a idéia de reunir indivíduos em grupos em prol de um objetivo comum, mas sabe-se que esta concepção de equipe existe há muito tempo, desde que se começou a pensar no processo do trabalho. Os professores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, Carlos Haroldo Piancastelli, Horácio Pereira de Faria e Marília Rezende da Silveira, do Departamento de Enfermagem Aplicada da mesma universidade, escreveram um artigo sobre o trabalho em equipe. Lá, eles colocam que a idéia da equipe advém:

• Da necessidade histórica do homem de somar esforços para alcançar objetivos que, isoladamente, não seriam alcançados ou seriam de forma mais trabalhosa ou inadequada;

• Da imposição que o desenvolvimento e a complexidade do mundo moderno têm imposto ao processo de produção, gerando relações de dependência ou complementaridade de conhecimentos e habilidades para o alcance dos objetivos.

“Um grupo de pessoas com alto grau de interdependência está direcionado para a realização de uma meta ou para a conclusão de uma tarefa, cria-se o conceito de Equipe. Em outras palavras, membros de uma equipe concordam com uma meta e concordam que a única maneira de alcançar essa meta é trabalhar em conjunto“.

Glenn M. PARKER

“Um grupo transforma-se em equipe quando passa a prestar atenção à sua própria forma de operar e procura resolver os problemas que afetam o seu funcionamento”.

Fela MOSCOVICI

Entende-se por equipe um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas. A formação da equipe deve considerar as competências individuais necessárias para o desenvolvimento das atividades e alcance das metas. O respeito aos princípios da equipe, a interação entre seus membros e especialmente o reconhecimento da interdependência entre seus membros na conquista dos resultados da equipe, deve favorecer ainda os resultados das outras equipes e da organização como um todo.

Todos sabem a importância e responsabilidade de suas funções, bem como, as atividades desempenhadas por outros, podendo substituí-lo em caso de necessidade. Na equipe o que agrega valor é o “resultado do conjunto”. Portanto, podemos observar que saber trabalhar em equipe é tarefa difícil, lenta e progressiva que demanda esforço, paciência, persistência e tolerância.

“Trabalho em Equipe” e “Trabalho de Grupo”

Toda equipe é um grupo, porém... Nem todo grupo é uma equipe.

(Carlos Basso)

Qual a diferença entre Grupo e Equipe? Pessoas que vão ao teatro, por exemplo, formam um grupo. Elas, apesar de terem o mesmo objetivo, não se conhecem, quase não interagem entre si, e estão desprovidas de qualquer vinculo ou compromisso com uma liderança. Já o elenco dessa peça de teatro, este sim é uma equipe, porque as pessoas se conhecem, interagem uns com os outros, entendem e respeitam o papel de cada um, têm compromisso com sua liderança, e trabalham juntos para atingir um objetivo comum e específico, que é fazer o melhor espetáculo para “seus clientes”.

Infelizmente, muitas organizações contam com pessoas que trabalham em grupo, onde cada um, ou mesmo cada área, se preocupa apenas com seus próprios interesses e objetivos, ninguém sabe direito o que o outro pensa porque as pessoas não se comunicam, falam de forma política, sem dizer o que realmente pensam. Num grupo, é cada um no seu “quadrado”, cada um por si, comprometendo assim, o resultado de todos. No grupo, o líder está distante das pessoas porque, em geral, julga estar acima delas.

O trabalho em equipe começa com objetivos comuns e metas coletivas que sejam conhecidos por todos, onde cada pessoa compreende o que os outros estão fazendo e tem consciência de sua importância para a conquista dos resultados. Numa equipe existe transparência, respeito e colaboração. Nela também existem conflitos, que são resolvidos por meio de diálogos construtivos, com a troca constante de feedbacks, que são dados de maneira transparente, construtiva e respeitosa, onde líderes e liderados dão e recebem feedback, com o objetivo de tornarem-se melhores seres humanos e profissionais a cada dia.

Nos grupos, a realização das tarefas depende de maneira fundamental do esforço individual, já nas equipes a realização do trabalho depende tanto do esforço individual como do esforço coletivo de todos os seus membros. Nos grupos cada um se responsabiliza pelos resultados de maneira individual e nas equipes, a responsabilidade pelo resultado final é compartilhada por todos (ALBUQUERQUE, 2004).

A importância da liderança - "liderança é situacional"

Para que o bom trabalho em equipe aconteça, contudo, o papel do líder é fundamental. Em uma equipe, o líder não se sente ameaçado pelas boas ideias de outros. Em equipes de alto desempenho, o líder é próximo das pessoas, e suficientemente seguro para desenvolvê-las para que se tornem melhores e mais autônomas a cada dia. Ele ajuda as pessoas a reconhecer o valor e o impacto daquilo que fazem, por mais simples que sejam as tarefas. Estabelece a conexão entre o que as pessoas fazem e a grande obra, a grande missão. Quando elas estão apenas enxergando as árvores, mostra-lhes a floresta, porque sabe que este é um dos maiores incentivos que podemos dar às pessoas que estão sob sua liderança: lembrá-las de que o que fazem – mesmo que sejam tarefas simples – é parte de uma grande obra e uma grande missão.

O conceito de liderança situacional consiste da relação entre o estilo do líder, a maturidade do liderado e a situação encontrada. Não há um perfil único do líder, eles estão dispostos e são capazes de mudar o seu estilo de liderar de acordo com o nível de desenvolvimento do seu pessoal. O líder tem que acreditar que está ali para servir e fornecer funções e objetivos a serem alcançados.

A liderança situacional mostra uma relação entre liderança, motivação e poder, onde o líder avalia seus colaboradores e vai assim, alterando seu estilo de liderança.

O líder situacional é aquele com “jogo de cintura”, e que, de acordo com as demandas e o ambiente, consegue adaptar-se rapidamente e contornar os problemas de forma a eliminá-los, seja qual for seu estilo de liderança (autocrático, democrático ou liberal). Assim, a liderança situacional se apresenta melhor em momentos de crise, e neste caso, o trabalho do gestor é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com