TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Em Equipe

Dissertações: Trabalho Em Equipe. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  2.967 Palavras (12 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 12

O trabalho em equipe

O que é efetivamente uma equipe?

Equipe, por definição, é um conjunto ou grupo de pessoas que se aplicam a uma tarefa ou trabalho.

Mas ter o sentido de equipe é muito mais do que isso. Analise só os depoimentos a seguir. Eles refletem o pensamento de técnicos de times de profissionais de vôlei do Brasil sobre as equipes que coordenam.

“Não se pode falar em curto prazo no vôlei, porque nosso trabalho é progressivo. Pouco a pouco vamos montando uma equipe capaz de sonhar com o título. Mas já está sendo possível obter bons resultados.”

“Sob o aspecto técnico, todas as equipes apresentam pontos positivos e negativos. Nosso destaque é o entrosamento nas relações do grupo, principalmente a solidariedade nos momentos de dificuldade.”

“Temos uma equipe coesa. E isso é um excelente fator. O sentido de coletividade pode suprir algumas deficiências em outros aspectos.”

“Acho que o espírito de luta é a nossa principal virtude. A equipe tem muito equilíbrio e não é de se abater.”

Pelo que você pôde perceber muito se fala de união, coesão, entrosamento, sentido de coletividade, solidariedade. É tudo isso que ajuda a formar realmente uma equipe.

E hoje em dia é praticamente impossível estabelecer relações eficazes no ambiente de trabalho sem um sentido de equipe. As múltiplas tarefas e as intensas responsabilidades exigem sempre a participação de todos.

► Ninguém consegue fazer tudo sozinho, e nem deve tentá-lo.

Quando um trabalho é partilhado, os resultados aparecem mais facilmente, os erros podem ser minimizados, reduzidos ou até mesmo eliminados. Os grupos ficam confiantes e passam a ser confiáveis. De uma forma ou de outra, todos ganham.

Por estarem atentas a essa realidade, as empresas vêm incentivando o desenvolvimento do sentido de equipe em seu grupo de trabalhadores, através de situações que possam favorecer a coesão, a solidariedade, o compromisso mútuo e a co-responsabilidade.

O sentido da equipe nasce da integração indivíduo-organização, evidenciada pela adesão espontânea do trabalhador aos compromissos e metas da empresa, sem imposição de valores ou de procedimentos.

Assim, só existe equipe quando todos os que integram um grupo estão verdadeiramente comprometidos com a mesma meta.

► Só existe equipe quando todos conhecem os objetivos, estão cientes da necessidade de alcançá-lo e desenvolvem uma visão crítica a respeito do desempenho de cada um e do grupo como um todo.

Mas que condições são necessárias para um verdadeiro trabalho em equipe? Que aspectos devem ser considerados por todos que integram um grupo?

As oportunidades surgem para quem está preparado e atento.

Conhecimento a respeito do trabalho, atenção, disponibilidade para colaborar com os colegas de trabalho e humildade para procurar ajuda, quando necessário, são algumas das condições que propiciam a aproveitamento de novas oportunidades.

Quando um do grupo não participa, todos os outros sofrem uma sobrecarga.

Integrar um grupo pressupõe participação ativa. Ninguém deve ficar esperando que o outro faça aquilo que pode ser realizado em conjunto. Responsabilidade, participação e cooperação devem estar sempre presentes nas relações de um grupo.

Cooperar é fundamental

O empenho de cada um em dar sua contribuição, de preferência superando as expectativas, e a disposição de todos em favor da cooperação mútua são condições naturais para a consecução dos objetivos individuais e da organização como um todo.

Sempre que aceitamos o outro como parceiro (e não como adversário) estamos colaborando para a obtenção de bons resultados, tanto para o indivíduo quanto para a empresa.

Quando ajudamos um colega que está com dificuldades de atingir sua meta, estamos, na verdade, ajudando a própria empresa e adquirindo mais experiência pessoal para enfrentar futuros desafios.

► Quando todos cooperam, as tarefas se tornam mais fáceis de serem cumpridas.

Todos os membros de um grupo estão sujeitos às mesmas consequências.

É difícil trabalhar em grupo, quando não se sabe lidar com o outro. Quando não conseguimos perceber no outro um colega, quando encaramos os companheiros de trabalho como adversários, e até como inimigos, não sabemos trabalhar em grupo, muito menos em equipe.

► Em equipe, é assim: o que um sofre, todos sofrem; quando um ganha, todos ganham.

Liderança

Definição

Não é fácil definir-se o que seja liderança a esta altura quando se multiplicam as teorias elaboradas para explicá-la cientificamente.

Ante um sem número de conceituações especiosas ficamos com o que escreveu Tead:

“Liderança é a atividade de influenciar pessoas a cooperar na consecução de um objetivo que considerem por si mesmas, desejável.”

Nesta definição encaixa-se o significado etimológico do vocábulo líder (“leader”) em língua inglesa:

“Pessoa que vai à frente para guiar ou mostrar o caminho, ou que precede ou dirige qualquer ação, opinião ou movimento.”

Destarte, enquanto o chefe é alguém que exerce o poder de mando em virtude de uma autoridade oficial ou oficiosa, o líder é uma pessoa que, graças à própria personalidade e não a qualquer injunção administrativa, “dirige um grupo com a colaboração dos seus membros.”

Se o chefe pode ser líder é uma questão em aberto, sujeita a controvérsias, mas não se deve confundir os dois papéis, sob pena de incorrer em perigoso equívoco.

O que se constata, na prática, é a dificuldade de conciliação de chefia com a liderança, pois o chefe tem a obrigação de defender os interesses da empresa, o líder de colocar-se a serviço das aspirações do grupo e, convenhamos, raramente tais interesses e aspirações deixam de colidir – de um lado a empresa acha que os empregados ganham bastante e trabalham pouco, de outro lado os empregados acham que trabalham o bastante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com